O clássico promete ser intenso, pois uma derrota pode deixar o São Paulo na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.

Otávio Alonso Publicado em 29/01/2026, às 14h25
O Santos se reapresentou após uma derrota significativa para a Chapecoense e se prepara para confrontos decisivos contra o São Paulo, que podem impactar a classificação no Campeonato Paulista e a luta contra o rebaixamento.
O elenco do Santos se reapresentou no CT Rei Pelé na tarde desta quinta-feira (29), após a derrota por goleada para a Chapecoense, em Santa Catarina. Os próximos confrontos do clube são contra o São Paulo, um sábado, no Morumbis, pelo Campeonato Paulista, e o outro na próxima quarta, só que na Vila, pelo Campeonato Brasileiro.
Os confrontos prometem ser carregados de tensão, em especial o pelo Campeonato Paulista, uma vez que a primeira fase já está em sua reta final e, a depender dos resultados das demais partidas, o São Paulo pode passar a próxima semana no Z4 do campeonato, e o Santos há apenas um ponto acima da zona, isso faltando apenas duas rodadas para definir os classificados e os rebaixados no Paulistão 2026.
O Santos tem até agora seis pontos somados e ocupa a 11ª posição na tabela, enquanto o tricolor tem apenas quatro e é o 14º colocado, apenas uma posição acima do Z4, e com a mesma pontuação do Noroeste, 15º colocado, e do Velo Clube, 13º, também com quatro pontos.
No domingo, Noroeste e Velo Clube se enfrentam em Bauru. Em caso de derrota do tricolor e empate no Alfredo de Castilho, Noroeste e Velo Clube ultrapassam o São Paulo em um ponto, e, caso o São Paulo não vença e o Noroeste leve três pontos, também deixa o time da capital na zona de rebaixamento.
Já o Santos pode respirar um pouco mais aliviado em caso de derrota, mas com o sinal de alerta, uma vez que Noroeste e Velo Clube não podem ambos ultrapassar o Peixe, garantindo a equipe da Baixada fora da zona por pelo menos mais uma rodada.
Expectativa e tensão
De toda forma, o “clássico dos desesperados” no Morumbis promete ser bem movimentado, não por conta do futebol apresentado pelas equipes, embora o São Paulo tenha mostrado seu potencial de reação ontem contra o Flamengo, mas sim porque uma derrota pode custar caríssimo aos rivais tricampeões da América.
A equipe de arbitragem e as escalações serão divulgadas nos próximos dias. O Santos espera que o atacante Gabigol esteja em campo para o clássico, e aposta suas fichas no camisa 9 como seu grande trunfo, enquanto o tricolor vai embalado após vitória contra o time mais caro do continente e jogando ao lado de sua torcida, que deve comparecer em grande número no Morumbis.
A primeira fase do Campeonato Paulista já chega em sua reta final, e cada ponto somado é precioso, principalmente para quem teve aproveitamento baixo nas primeiras rodadas.

Passageira ferida por rampa durante a travessia Santos-Guarujá vai receber pensão até os 75 anos

Briosa estreia em casa contra o União Suzano e quer manter a liderança da Série A3

Mudança na Secretaria de Segurança de Santos recebe mais um reforço

Fim de semana de alerta: ciclone em formação traz risco de granizo e chuva pesada para a Baixada Santista

Batida entre três veículos pesados trava a Rodovia Anchieta na manhã desta quinta

Santos: moradores relatam cobrança indevida na orla

Motorista alcoolizado atropela casal e bebê em Praia Grande

Secretária Natália Resende visita fase final da obra da Travessia Subaquática Santos-Guarujá

São Paulo x Santos: clássico dos desesperados à vista

Natália Resende projeta fim da falta d'água em Guarujá com projeto subaquático: “Essa obra será definitiva”