Saúde

Açougues do Litoral de SP são multados por vender carne vencida

Mais de 472 kg de alimentos foram descartados devido ao descumprimento dos padrões sanitários

Açougues do Litoral de SP são multados por vender carne vencida. - Imagem: reprodução freepik
Açougues do Litoral de SP são multados por vender carne vencida. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 23/05/2024, às 19h40


Cinco açougues situados em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram alvo de multas por práticas irregulares, incluindo a venda de carnes com prazo de validade expirado. 

Conforme informa o G1, a ação ocorreu durante a ‘Operação Carne Segura’, conduzida pela equipe da Vigilância Sanitária local. Mais de 472 kg de alimentos foram descartados devido ao descumprimento dos padrões sanitários. 

Os estabelecimentos infratores estão localizados nos bairros Enseada, Vila Alice, Vila Zilda e Pae Cará. As multas aplicadas totalizam R$ 7,8 mil. Segundo a Prefeitura de Guarujá, uma empresa de limpeza urbana foi acionada para remover os produtos impróprios, conforme orientação da Vigilância Sanitária.

“Quando um estabelecimento vende um produto estragado, quem perde não é só o consumidor com prejuízos à sua saúde, mas também, o próprio comerciante, que perde a confiança de seus clientes”, afirmou Márcio Augusto de Castro, o coordenador da Vigilância Sanitária.

Além disso, para garantir a qualidade da carne vendida em Guarujá, a ‘Operação Carne Segura’ ocorre durante todo o ano, fiscalizando mais de 70 estabelecimentos na cidade. São 32 açougues e outros 42 comércios que vendem carne como atividade secundária.

Desde o início de maio, a fiscalização foi intensificada e não tem data para acabar. Até agora, 73 notificações foram emitidas para ajustes nos locais inspecionados. Os estabelecimentos multados têm 10 dias para recorrer. A Vigilância Sanitária planeja retornar aos locais já visitados para verificar se as regras sanitárias estão sendo seguidas.

Entre as exigências estão o descarte correto de sobras de carne, a manutenção de temperatura adequada para armazenamento e a indicação de preço e procedência nos produtos. É fundamental que os funcionários usem equipamentos de proteção e que tanto eles quanto o local estejam higienizados para garantir a venda segura da carne.