O dourado simboliza o ouro da alimentação infantil
Manoela Cardozo Publicado em 20/08/2024, às 10h32
Em agosto, o dourado ganha destaque, simbolizando o ouro da alimentação infantil: o leite materno.
Neste mês, o mundo se volta para celebrar e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Além de fortalecer o laço entre mãe e filho, o leite materno oferece uma série de benefícios.
“Um dos principais benefícios é o aumento do vínculo entre mãe e filho. Para a mãe, há uma diminuição na incidência de câncer de mama, e o aleitamento também pode funcionar como um método contraceptivo quando aliado a outros métodos. É gratuito e prático. Para o bebê, além de fortalecer a imunidade, protege contra doenças crônicas”, explica Daniela Rodrigues, enfermeira do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.
Durante o Agosto Dourado, a mobilização é intensa. Palestras, eventos e encontros são realizados para compartilhar conhecimento, garantindo que mais pessoas possam entender e apoiar a causa.
Nos bastidores do aleitamento, os bancos de leite humano desempenham um papel fundamental, especialmente para os bebês prematuros e de baixo peso.
“Muitas mães de prematuros enfrentam uma batalha silenciosa para manter a produção de leite. O estresse, o medo e a separação do bebê podem atrapalhar. É aí que nós entramos, oferecendo suporte emocional e técnico, enquanto o leite doado supre as necessidades vitais dos pequenos guerreiros”, ressalta a enfermeira.
O processo de doação é simples: as doadoras precisam apenas ter leite excedente e boa vontade. É necessário comparecer ao Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, realizar um cadastro prévio, coletar exames laboratoriais e receber instruções sobre como coletar e armazenar o leite. Além disso, as mães contam com a comodidade da coleta domiciliar semanal.
“Amamentar é um ato de amor ao próximo, um gesto que transcende a relação mãe e filho e impacta toda a família”, reforça Daniela.
O Hospital Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Leia também
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Recém nascido morre após ser encontrado no vaso sanitário em UPA de Praia Grande
Tio da viúva de Peretto diz que sobrinha pediu para esconder amante
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel