Entre as cidades mais afetadas, destacam-se Cotia, com 36,9 mil residências impactadas
Alanis Ribeiro Publicado em 14/10/2024, às 12h17
A concessionária Enel informou que mais de 530 mil residências na região metropolitana de São Paulo ainda estavam sem fornecimento de energia elétrica desde a sexta-feira (11). Para acelerar o restabelecimento do serviço, equipes de reparo receberam apoio adicional de profissionais vindos do Rio de Janeiro, Ceará e outras distribuidoras de energia.
Na capital paulista, cerca de 354 mil imóveis continuam sem eletricidade. Entre as cidades mais afetadas, destacam-se Cotia, com 36,9 mil residências impactadas; Taboão da Serra, com 32,7 mil; e São Bernardo do Campo, com 28,1 mil. Até a manhã desta segunda-feira, a Enel já havia normalizado o fornecimento para mais de 1,5 milhão de consumidores que registraram chamadas desde o início dos problemas.
O apagão começou na última sexta-feira (11), após um forte temporal atingir a região. Desde então, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atenderam mais de 500 incidentes em todo o estado, incluindo quedas de árvores e desmoronamentos. As chuvas resultaram em sete mortes: três em Bauru, duas em Cotia, uma em Diadema e outra na capital paulista.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) alertou que a interrupção no fornecimento de energia também afeta o abastecimento de água na região metropolitana, devido à paralisação das estações elevatórias e boosters responsáveis por transportar água para áreas elevadas. A Sabesp recomenda o uso consciente da água armazenada nos reservatórios domésticos.
O Procon-SP anunciou que notificará a Enel Distribuição São Paulo para esclarecimentos sobre a demora na restauração do serviço elétrico e exigirá planos detalhados para lidar com fenômenos climáticos extremos no futuro.
O órgão também monitora os impactos nos hospitais e unidades de saúde, bem como nas residências que dependem de equipamentos vitais. Consumidores são incentivados a documentar danos decorrentes da falta de energia e a formalizar suas reclamações junto ao Procon-SP.
Leia também
Baep apreende grande quantidade de drogas em São Vicente
Mulher é atingida no rosto por azulejo dentro de ônibus em São Vicente
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Santos anuncia contratação de novo lateral-direito, Júnior Caiçara
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Tarifa de 50% anunciada por Trump coloca consulados brasileiros nos EUA em apuros
Mulher é atingida no rosto por azulejo dentro de ônibus em São Vicente
Bebida e mar: duas vítimas são socorridas em estado grave após afogamento em Mongaguá
Baep apreende grande quantidade de drogas em São Vicente