AVANÇOS

APS planeja expansão de terminal no Porto de Santos com investimento de R$ 491,5 milhões

Projeto inclui melhorias na infraestrutura, como a modernização dos acessos e reforço na segurança

Consulta pública sobre o projeto está aberta até o dia 29 de novembro - Imagem: Reprodução/ Porto de Santos
Consulta pública sobre o projeto está aberta até o dia 29 de novembro - Imagem: Reprodução/ Porto de Santos

Alanis Ribeiro Publicado em 07/11/2024, às 10h42


A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou um projeto de expansão para o Terminal de Granéis Líquidos (STS08), com um investimento de R$ 491,5 milhões. O plano visa aumentar a capacidade de armazenamento do terminal em 516,22% nos próximos quatro anos, passando de seis para 13 tanques de estocagem. A consulta pública sobre o projeto está aberta até o dia 29 de novembro, e um leilão está previsto para o primeiro semestre de 2025.

O projeto inclui melhorias na infraestrutura, como a modernização dos acessos e reforço na segurança. Seis grupos empresariais manifestaram interesse em participar da nova licitação após a revisão do modelo de negócios

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância estratégica da expansão para garantir o abastecimento das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além de países vizinhos.

Durante a audiência pública, foram discutidas propostas para melhorar a infraestrutura e evitar a concentração excessiva no mercado. O diretor da APS, Gustavo Pereira, garantiu que o processo será conduzido com transparência e rigor, e que os contratos vigentes serão respeitados.