Mostra gratuita na ACS destaca a importância do Livro de Ouro e suas assinaturas históricas até 30 de setembro
Redação Publicado em 10/09/2025, às 11h30
Um dos maiores tesouros documentais da história santista e nacional está em destaque na Associação Comercial de Santos (ACS). Para celebrar os 150 anos do Livro de Ouro, a entidade promove, durante o mês de setembro, uma exposição especial no tradicional Salão de Mármore de sua sede, na Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico.
A mostra é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Livro de Ouro da ACS foi oficialmente aberto em 30 de agosto de 1875, durante a visita do imperador Dom Pedro II à entidade, quando ainda funcionava em espaço cedido pelo então presidente Visconde do Vergueiro, na Rua da Praia (atual Tuiuti). A partir daquele momento, o volume passou a registrar a presença de grandes personalidades da história do Brasil. O imperador deixou sua assinatura em três ocasiões (1875, 1878 e 1886). A imperatriz Teresa Cristina e diversos nobres do Segundo Império também figuram entre os signatários.
Já no período republicano, o livro reuniu nomes de peso da política, da cultura e da economia. Entre eles, os presidentes Wenceslau Braz, Epitácio Pessoa, Washington Luís, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Eurico Gaspar Dutra, Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff. Também governadores de São Paulo como Ademar de Barros, Laudo Natel, Júlio Prestes, Orestes Quércia, Mário Covas, Geraldo Alckmin e Tarcísio de Freitas.
O documento traz ainda assinaturas de ministros, deputados, cônsules, embaixadores e representantes de comitivas estrangeiras ligadas ao café e a diversos setores econômicos, além de presidentes de instituições e personalidades do cenário esportivo e cultural.
Além de painéis com as reproduções das assinaturas, fotos dos visitantes e o contexto de suas passagens pela Associação Comercial, a mostra apresenta uma réplica do Livro de Ouro da ACS.
“Reunir essas páginas diante do público é contar a própria história do Brasil a partir de traços manuscritos, revelando a importância institucional e política exercida pela Associação Comercial de Santos, protagonista da praça cafeeira junto ao maior porto da América Latina”, destacou o jornalista Sergio Willians, curador da exposição.
Serviço
Data: até 30/09
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Rua XV de Novembro, 137 – Centro Histórico
Entrada: gratuita
Leia também
O Theatro Municipal de São Paulo completa 114 anos de história e esplendor
LIDE Litoral Paulista realiza 2ª edição da Feijoada Beneficente em Santos
Quadrilha que já arrecadou meio milhão de reais com golpes teve integrantes presos
São Paulo orienta pais a darem vacinas em seus filhos nas férias
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo
Dupla que 'pulverizava' dinheiro de golpes para despistar polícia é presa em Santos