Cães resgatados receberam atendimento clínico emergencial, incluindo banho, tosa e exames laboratoriais para avaliação de saúde
Alanis Ribeiro Publicado em 04/02/2025, às 10h48
Uma mulher, de 45 anos, e seu parceiro de 30 foram indiciados pela Polícia Civil após serem flagrados descartando cães mortos em sacos de lixo no bairro Embaré, em Santos, na quarta-feira (29). Durante a investigação, as autoridades encontraram outros 17 cães na residência do casal, todos com evidentes sinais de maus-tratos.
Imagens de câmeras de segurança registraram o homem carregando dois sacos de lixo e retornando alguns minutos depois sem nada nas mãos, indicando que havia abandonado os corpos dos animais na calçada.
A operação policial foi deflagrada após a Guarda Civil Municipal (GCM) receber denúncias anônimas e se dirigir à Rua Castro Alves. Além da GCM, equipes da Polícia Militar e do Codevida também estiveram presentes na ação.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os acusados compareceram à delegacia acompanhados por um advogado para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado como abuso contra animais no 3º DP de Santos, que solicitou perícia no local para esclarecer os detalhes da ocorrência.
A denúncia partiu de vizinhos, que relataram o forte odor de fezes e urina dos animais, além do constante barulho dos cães, que eram mantidos em condições precárias. Inicialmente, o casal resistiu à entrada das autoridades na residência, mas acabou sendo liberado após a abordagem.
Resgate e Cuidados com os Animais
Na manhã do dia seguinte, quinta-feira (30), os cães resgatados receberam atendimento clínico emergencial. Os primeiros procedimentos incluíram banho e tosa, verificação dos sinais vitais, avaliação da necessidade de castração, coleta de sangue para exames laboratoriais e microchipagem.
Com os resultados dos exames, será possível determinar o tempo necessário para o tratamento de cada animal. Após nova avaliação médica e liberação, os cães estarão disponíveis para adoção.
Leia também
Donald Trump comemora vitória e faz declaração aos eleitores
Relembre os crimes bárbaros do maior assassino em série da Baixada Santista
Relembre o caso: após esganar namorada, cirurgião plástico famoso é acusado de agredir e humilhar trabalhador
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Apagões no Guarujá disparam em 2025 devido a pipas presas na rede elétrica
Gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda entra em vigor neste sábado
Maior navio da Marinha chega a Santos e abre visitação gratuita neste fim de semana
Orquestra de Santos se apresenta no Festival de Campos do Jordão neste domingo