A faixa, a partir da Praça Lions, guia os carros para o Elevado Aristides Bastos, com sinalização na Av. Martins Fontes
Marina Milani Publicado em 15/05/2024, às 08h44
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reativou uma faixa de rolamento adicional na entrada de Santos, no litoral de São Paulo, com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego em direção à Avenida São Francisco, no Centro da cidade. Essa medida, segundo a prefeitura, visa otimizar o deslocamento dos motoristas durante os horários de pico, entre 7h e 9h, de segunda a sexta-feira, exceto aos finais de semana e feriados.
A faixa de rolamento adicional começa a partir da Praça Lions e é sinalizada com cones e balizadores no contrafluxo da Avenida Getúlio Vargas, direcionando os veículos em direção ao Elevado Aristides Bastos. No elevado, os motoristas também contam com uma faixa reversível na pista Centro/bairro, permitindo o acesso à Avenida São Francisco.
Na Avenida Martins Fontes, há sinalização para alertar os motoristas sobre a faixa adicional em funcionamento. No entanto, é importante destacar que essa faixa não é destinada aos motoristas que pretendem acessar o túnel ou o Terminal do Valongo.
Para garantir a segurança dos motoristas, foram implantados painéis de sinalização nos dois trechos da faixa adicional, alertando sobre o trânsito no contrafluxo. Além disso, um semáforo foi instalado na faixa reversível da Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Rua Cristiano Otoni, funcionando apenas durante o horário de operação.
A operação do esquema conta com a atuação de pelo menos dez agentes da CET em campo, além do monitoramento por câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo o bom funcionamento do sistema.
O esquema de faixa reversível foi implantado inicialmente no final de 2022 e obteve resultados positivos, com aproximadamente 24% dos veículos em circulação utilizando a faixa durante o período de pico da manhã. No entanto, a operação foi suspensa temporariamente devido às obras de restauração do Elevado Aristides Bastos Machado, finalizadas no final de 2023, e aos bloqueios na Praça dos Andradas, devido às intervenções para a implantação da segunda linha do VLT.
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