Rodovias

Estudo para prevenir alagamentos em estradas virou requisito para concessão

O estudo exigido deve conter detalhes sobre eficiência de drenagem, frequência de chuvas, inclinação de terrenos e outros

Estudo para prevenir alagamentos em estradas virou requisito para concessão - Imagem: Divulgação/ Agência SP
Estudo para prevenir alagamentos em estradas virou requisito para concessão - Imagem: Divulgação/ Agência SP

Maria Clara Campanini Publicado em 24/09/2024, às 15h09


O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu requisitos rigorosos para a concessão de dois importantes lotes rodoviários: Rota Sorocabana e Nova Raposo, são ao todo 552 km de extensão. Estes lotes, que abrangem 460 km e 92 km respectivamente, passarão por uma avaliação hidrológica detalhada para garantir melhorias que aumentem a resistência climática das vias.

Estudos Hidrológicos

Os estudos hidrológicos exigidos no edital de concessão devem avaliar detalhadamente a eficiência dos sistemas de drenagem atuais. Serão considerados fatores como a frequência das precipitações, a inclinação do terreno, a velocidade de escoamento e as vazões máximas. O objetivo é identificar áreas críticas suscetíveis a erosões, assoreamentos e formação de voçorocas – grandes buracos causados pela ação das águas pluviais em solos desprotegidos pela vegetação.

Além disso, a documentação relativa aos estudos hidrológicos deverá ser constantemente atualizada. Cada nova obra nas rodovias exigirá uma versão revisada do estudo, que também deverá ser submetido semestralmente à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Intervenções Necessárias

Caso os estudos apontem para a necessidade de ajustes nos sistemas de drenagem, caberá à futura concessionária implementar as intervenções necessárias seguindo as diretrizes da Artesp. As medidas podem incluir a instalação de bacias de amortecimento e sistemas de retenção para controlar e dissipar as águas pluviais, minimizando impactos ambientais na região.

A meta é assegurar uma gestão eficiente das águas pluviais e aprimorar a infraestrutura rodoviária. Os benefícios esperados incluem melhorias na qualidade da água, proteção dos ecossistemas e aumento da segurança em áreas públicas.

Investimentos e Inovações

O projeto Rota Sorocabana prevê um investimento total de R$ 8,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Estão incluídas duplicações de vias, instalação de rede Wi-Fi gratuita para serviços de emergência, adição de faixas e parcerias com municípios para obras locais.

O lote Nova Raposo tem um investimento estimado em R$ 7,3 bilhões durante o mesmo período, beneficiando dez municípios: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Ambas as concessões implementarão o Sistema Automático Livre (Free Flow), que permite a cobrança de tarifas sem barreiras físicas. A partir de 2025, espera-se uma redução média de 22% nos custos nas praças já existentes nos trechos concessionados. Além disso, usuários frequentes terão descontos progressivos e veículos com tags obterão um desconto adicional.

Programa de Parcerias de Investimentos

Os projetos fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos. Esta iniciativa busca ampliar oportunidades de investimento e fomentar o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial no estado.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior programa de investimentos com a iniciativa privada na história do estado. Já são 24 projetos qualificados com uma carteira superior a R$ 470 bilhões em investimentos projetados.

Essas iniciativas representam um marco na gestão pública e privada das infraestruturas rodoviárias em São Paulo, trazendo benefícios significativos para a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional.