Notícias

Flanelinha é preso em Guarujá após cobrar por vaga pública e quebrar carro de motorista

Após recusar pagar, motorista teve seu carro danificado por flanelinha que se mostrou agressivo durante abordagem da GCM

Um motorista foi abordado por um flanelinha que exigiu pagamento para estacionar em vaga pública - Imagem: Reprodução
Um motorista foi abordado por um flanelinha que exigiu pagamento para estacionar em vaga pública - Imagem: Reprodução

Redação Publicado em 29/01/2026, às 10h12


Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que fazia o patrulhamento de rotina perto de um hotel em Guarujá foi parada por um motorista desesperado nesta quarta-feira (28). O homem contou que, ao tentar usar uma vaga pública comum na região da Enseada, foi abordado por uma pessoa que se dizia flanelinha e exigia dinheiro para que ele pudesse deixar o carro ali. Como o motorista não aceitou pagar o valor cobrado, o suspeito acabou partindo para o vandalismo e danificou o veículo.

Detenção e comportamento do suspeito

Assim que souberam do que aconteceu, os guardas começaram a procurar pelo agressor pelas ruas próximas. Não demorou muito para que encontrassem o homem com as mesmas características descritas pela vítima. Na hora da abordagem, o flanelinha não facilitou o trabalho dos agentes; segundo a GCM, ele tentou encarar e intimidar a equipe, mantendo uma postura agressiva durante todo o tempo. Mesmo assim, ele foi levado para a delegacia e acabou sendo reconhecido pelo dono do carro como o autor dos estragos e da pressão para conseguir o dinheiro.

A situação toda começou porque a vítima se recusou a cair na conversa de pagar por um lugar que, por lei, é gratuito e está devidamente sinalizado pela prefeitura. O "trabalhador" de rua passou a ameaçar o condutor e, assim que percebeu que não receberia nenhuma nota, decidiu riscar ou bater no automóvel para se vingar da negativa.

Providências na delegacia

O caso foi registrado oficialmente pela polícia e o homem agora está sob os cuidados da Justiça para responder pelos crimes de extorsão e dano ao patrimônio privado. Esse tipo de fiscalização da GCM tem sido reforçada justamente para evitar que moradores e turistas se sintam acuados ao estacionar em vias públicas, especialmente em áreas movimentadas como a praia da Enseada.

O veículo passou por uma verificação dos estragos e o motorista recebeu as orientações sobre como seguir com o processo. Por enquanto, o suspeito continua preso e aguarda as próximas decisões do juiz sobre o caso ocorrido em Guarujá. A prefeitura reforça que ninguém é obrigado a pagar valores para flanelinhas em vagas que pertencem ao município.