Santa Casa de Santos

"Frustração": Morador de Praia Grande é hospitalizado para a remoção de tumor gigante e o pior acontece

Luciano Ferreira de Souza aguardava pela remoção do lipoma há 13 anos

Luciano Ferreira de Souza, de 43 anos - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Luciano Ferreira de Souza, de 43 anos - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Milani Publicado em 09/07/2024, às 17h00


Luciano Ferreira de Souza, residente em Praia Grande (SP), que há 13 anos convive com um tumor gigante na coxa, enfrentou mais uma decepção. A cirurgia para a retirada do lipoma, marcada no Hospital Santa Casa de Santos, não foi realizada conforme previsto. Sua esposa, Sandra Lima, contou ao g1 nesta terça-feira (9) que Luciano passou apenas por uma biópsia.

Luciano foi diagnosticado com o tumor em 2011. Desde então, a massa, que inicialmente parecia uma uva, cresceu ao tamanho da cabeça de uma criança. O lipoma limitou os movimentos de Luciano, causando dores físicas e psicológicas e impedindo-o de trabalhar.

O hospital havia informado que a cirurgia para a remoção do tumor ocorreria na segunda-feira (8). Luciano chegou a entrar no centro cirúrgico, mas, ao sair, a equipe médica comunicou à esposa que não realizou a retirada do lipoma.

"A saga continua. Não foi feita a cirurgia. Fizeram só uma biópsia. O médico disse que o lipoma está todo enraizado. Imagina a nossa frustração", desabafou Sandra.

Luciano foi anestesiado com raqui, que paralisa a parte inferior do corpo, para a biópsia. "O médico disse que foi necessário tirar seis amostras, que é um processo doloroso, por isso a anestesia. Ele explicou que não poderia cortar por conta dos vasos sanguíneos", relatou Sandra.

De acordo com Sandra, Luciano agora precisará passar por um oncologista para avaliar uma estratégia de diminuição do tumor antes da cirurgia. Além disso, ele terá que refazer exames já realizados. "Ou seja, mais espera, mais tempo e o tumor crescendo. Estávamos esperançosos."

"Estou sem chão. Não sei nem o que falar para as pessoas. Não sei se brigo, xingo, choro ou me calo e espero. Estou angustiada", afirmou Sandra.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que, conforme a Santa Casa de Santos, o atendimento agendado para segunda-feira (8) seria para uma biópsia, seguindo a orientação da equipe médica do hospital, e foi realizada conforme previsto.