Praia

Golfinho é resgatado depois de encalhar em praia de Santos

O animal foi encontrado na manhã do último domingo (02)

Golfinho é resgatado depois de encalhar em praia de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Golfinho é resgatado depois de encalhar em praia de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 04/07/2023, às 11h00 - Atualizado às 11h38


Na manhã do último domingo (02), um golfinho da espécie conhecida como cachalote-pigmeu — Kogia breviceps, nome científico — foi descoberto na praia do José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo.

Conforme informações da Prefeitura, o animal ficou preso a cerca de 30 metros da faixa de areia e seu estado é considerado grave. Uma operação especial foi montada para resgatá-lo, com uma duração de mais de quatro horas.

O Instituto GREMAR foi acionado pelo Corpo de Bombeiros para prestar assistência ao golfinho. A equipe, que faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), chegou ao local por volta das 11h da manhã e recebeu apoio operacional da Guarda Civil Municipal (GCM).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) também esteve em contato com a equipe de resgate para oferecer apoio. Veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar por mais de quatro horas, medicando e estabilizando o animal.

Algum tempo depois, o golfinho foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos em Guarujá.

Ao que tudo indica, trata-se uma fêmea jovem, com cerca de 2,80 metros de comprimento, apresentando uma lesão na região da cauda e possivelmente marcas de interação com redes de pesca.

Compartilhe