Atualização visa intensificar e fortalecer o número de doadores
Alanis Ribeiro Publicado em 02/10/2024, às 11h57
Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, o Governo de São Paulo anunciou na última sexta-feira (27), uma série de iniciativas com o objetivo de promover a conscientização e incentivar a doação de órgãos e tecidos no estado.
Entre as medidas destacadas, estão o programa TransplantAR Aviação Solidária, a inauguração do Centro de Transplantes de Medula Óssea e a disponibilização de informações sobre a fila de transplantes pelo aplicativo Poupatempo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aumentou em 80% os valores pagos pela Tabela SUS Paulista para sete procedimentos de captação de órgãos, melhorando as condições para hospitais e profissionais envolvidos.
O programa TransplantAR Aviação Solidária, em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação, utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos, sem custos adicionais para o governo. Proprietários poderão doar horas de voo, agilizando a logística dos transplantes.
O novo Centro de Transplantes de Medula Óssea, inaugurado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) com um investimento de R$ 7,5 milhões, permitirá a realização de cerca de 100 transplantes anuais, evitando deslocamentos de pacientes.
A funcionalidade no aplicativo Poupatempo melhorará a transparência e acessibilidade sobre a fila de transplantes, permitindo que pacientes acompanhem suas atualizações de forma prática. Em 2023, a Central de Transplantes do Estado registrou 5.566 procedimentos realizados até agosto, refletindo o sucesso das novas políticas estaduais.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga