Projeto Recicla Guarujá

Guarujá: conheça o projeto ‘Recicla Guarujá’

A prefeitura de Guarujá recebeu o grupo composto por gestores públicos das cidades que integram o Conisud

A visita contou com a presença dos gestores públicos municiais das cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e com representante do Conisud. - Imagem: reprodução redes sociais
A visita contou com a presença dos gestores públicos municiais das cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e com representante do Conisud. - Imagem: reprodução redes sociais

Karina Faleiros Publicado em 04/07/2023, às 12h35


Na última terça (27), a Prefeitura de Guarujá recebeu seis cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), com o objetivo de mostrar os projetos de sustentabilidade do projeto ‘Recicla Guarujá’.

Estiveram presentes na ocasião os gestores públicos das cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, e da Conisud.

Como funciona o projeto?

O projeto ‘Recicla Guarujá’ consiste em mobilizar a população para o manejo adequado dos resíduos e ampliar o serviço de coleta seletiva. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é responsável pela coordenação do projeto, em parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano. No entanto, a visita é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Na visita, o grupo conheceu cinco das 14 Lojas Eco-Troca do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’, que troca embalagens plásticas por itens como alimentos, brinquedos e produtos de limpeza. O programa já recuperou mais de 28 toneladas plástico, aumentando a quantidade, bem como a qualidade dos materiais destinados corretamente para reciclagem.

Segundo a Prefeitura de Guarujá, o secretáro de Turismo de Guarujá, Fábio Santos, ficou responsável por receber as autoridades. “A nossa cidade é um exemplo em questão de reciclagem e sustentabilidade. É um imenso prazer fazer parte deste momento. Ver que a nossa Pérola do Atlântico tem muito a contribuir com outros municípios”, definiu o secretário.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Juquitiba, ressalta a importância do trabalho desenvolvido em Guarujá e o espelhamento para implantação nas cidades que integram o Conisud.

“Entendemos que a metodologia criada pelo Espaço Urbano é uma ação ambiental necessária. Buscamos trazer esse projeto para nossas cidades e conscientizar nossa população. Sem dúvida haverá um salto na questão da geração de emprego e na mudança de comportamento”, definiu.

Compartilhe