Iniciativa busca garantir a organização das áreas costeiras e a aplicação das normas municipais
Alanis Ribeiro Publicado em 20/12/2024, às 09h45
A cidade de Guarujá está se preparando para o início da Operação Verão, que terá início nesta segunda-feira (21), com o objetivo de intensificar a fiscalização nas praias. A iniciativa busca garantir a organização das áreas costeiras e a aplicação das normas municipais.
Com uma equipe de 100 agentes de diferentes setores, como Comércio, Posturas e Vigilância Sanitária, a operação contará também com o apoio da Guarda Civil Municipal. As fiscalizações serão realizadas em toda a extensão das praias, de Guaiúba a Pernambuco.
As atividades de fiscalização estarão focadas no cumprimento do Código de Posturas, que proíbe a presença de veículos, animais e acampamentos nas areias. Além disso, o uso de caixas de som será restrito, com penalidades que podem chegar a 250 Unidades Fiscais (aproximadamente R$ 1.100), e a possibilidade de apreensão do equipamento sonoro.
Quanto à prática de esportes nas praias e no mar, a operação seguirá as regras estabelecidas pelo Decreto Municipal 10.133/2012. Modalidades como beach tennis, vôlei e surfe terão horários e locais específicos para a sua realização. Já os esportes náuticos, como jet ski, serão permitidos apenas em áreas previamente definidas. Infrações relacionadas ao uso inadequado desses espaços podem resultar na apreensão dos equipamentos utilizados.
Leia também
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Santos celebra 479 anos com programação especial e show de Thiaguinho
Homem é preso por portar imagens de abuso infantil no litoral de SP
Praia do Perequê é a mais poluída da Baixada Santista em 2024, aponta Cesteb
Marcos Pontes pode comprometer sua trajetória política?
Vagas PAT: Guarujá oferece 64 oportunidades de emprego
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo