Educação

Investimento na educação diminui em toda América Latina

Em relatório feito pela Organização das Nações Unidas mostrou queda nos investimentos em educação em toda América Latina

Investimento na educação diminui em toda América Latina - Imagem: Reprodução/ Freepik
Investimento na educação diminui em toda América Latina - Imagem: Reprodução/ Freepik

Maria Clara Campanini Publicado em 31/10/2024, às 14h35


Um recente relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), intitulado Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, revelou uma preocupante redução nos investimentos globais em educação. Divulgado na última quinta-feira (31), o documento aponta que os gastos mundiais com educação diminuíram, em média, 0,4 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB), indicando um afastamento das metas estabelecidas para o setor.

Conforme o relatório, 59 dos 171 países avaliados não alcançaram o objetivo de destinar pelo menos 4% do PIB e 15% das despesas públicas à educação. Especificamente na América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, o investimento caiu de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022. Na América do Norte, a redução foi ainda mais acentuada, passando de 4,8% para 3,8%. Em contraste, regiões como o sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram seus investimentos, registrando avanços de 3,1% para 3,6% e de 3,7% para 3,9%, respectivamente.

O relatório também destaca que o investimento por criança permaneceu estável desde 2010 e que a ajuda internacional destinada à educação caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022. O GEM é responsável por monitorar o progresso dos países em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 4, que visa garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade. O texto conta com informações da Agência Brasil.

Além das questões financeiras, o relatório ressalta novos desafios como as mudanças climáticas. Aproximadamente um quarto das escolas primárias globalmente carecem de acesso básico a água potável e saneamento. Investimentos são necessários para proteger escolas e estudantes contra os efeitos adversos do aquecimento global e desastres naturais.

A tecnologia também surge como um ponto crítico. Embora amplie o acesso à educação, acentua desigualdades entre nações no que tange à competência digital básica. Nos países desenvolvidos, a maioria dos adultos consegue realizar tarefas simples como enviar e-mails com anexos; já nos países em desenvolvimento essa capacidade é significativamente menor.

A segurança nas instituições educacionais continua preocupante. Em 2022 foram registrados cerca de três mil ataques a escolas, intensificados pelos conflitos na Ucrânia e na Palestina. Em Gaza, por exemplo, uma expressiva parcela das escolas sofreu danos diretos.

O tema central desta edição do GEM é "Liderança na Educação", destacando a importância de diretores eficazes para promover ambientes escolares seguros e inclusivos. Apesar da necessidade crítica de líderes qualificados no setor educacional, somente uma fração dos países exige experiência em gestão para cargos diretivos.

O estudo ainda ressalta a influência positiva da liderança feminina na educação. Embora as mulheres estejam sub-representadas em cargos de direção escolar comparativamente à sua presença como professoras, parlamentares femininas contribuíram para aumentar investimentos em educação primária.

Este relatório foi apresentado durante a Reunião Global de Educação (GEM) 2024 em Fortaleza, organizada pela Unesco com o intuito de reunir esforços internacionais para acelerar as metas da Agenda 2030.