Em relatório feito pela Organização das Nações Unidas mostrou queda nos investimentos em educação em toda América Latina
Maria Clara Campanini Publicado em 31/10/2024, às 14h35
Um recente relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), intitulado Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, revelou uma preocupante redução nos investimentos globais em educação. Divulgado na última quinta-feira (31), o documento aponta que os gastos mundiais com educação diminuíram, em média, 0,4 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB), indicando um afastamento das metas estabelecidas para o setor.
Conforme o relatório, 59 dos 171 países avaliados não alcançaram o objetivo de destinar pelo menos 4% do PIB e 15% das despesas públicas à educação. Especificamente na América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, o investimento caiu de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022. Na América do Norte, a redução foi ainda mais acentuada, passando de 4,8% para 3,8%. Em contraste, regiões como o sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram seus investimentos, registrando avanços de 3,1% para 3,6% e de 3,7% para 3,9%, respectivamente.
O relatório também destaca que o investimento por criança permaneceu estável desde 2010 e que a ajuda internacional destinada à educação caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022. O GEM é responsável por monitorar o progresso dos países em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 4, que visa garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade. O texto conta com informações da Agência Brasil.
Além das questões financeiras, o relatório ressalta novos desafios como as mudanças climáticas. Aproximadamente um quarto das escolas primárias globalmente carecem de acesso básico a água potável e saneamento. Investimentos são necessários para proteger escolas e estudantes contra os efeitos adversos do aquecimento global e desastres naturais.
A tecnologia também surge como um ponto crítico. Embora amplie o acesso à educação, acentua desigualdades entre nações no que tange à competência digital básica. Nos países desenvolvidos, a maioria dos adultos consegue realizar tarefas simples como enviar e-mails com anexos; já nos países em desenvolvimento essa capacidade é significativamente menor.
A segurança nas instituições educacionais continua preocupante. Em 2022 foram registrados cerca de três mil ataques a escolas, intensificados pelos conflitos na Ucrânia e na Palestina. Em Gaza, por exemplo, uma expressiva parcela das escolas sofreu danos diretos.
O tema central desta edição do GEM é "Liderança na Educação", destacando a importância de diretores eficazes para promover ambientes escolares seguros e inclusivos. Apesar da necessidade crítica de líderes qualificados no setor educacional, somente uma fração dos países exige experiência em gestão para cargos diretivos.
O estudo ainda ressalta a influência positiva da liderança feminina na educação. Embora as mulheres estejam sub-representadas em cargos de direção escolar comparativamente à sua presença como professoras, parlamentares femininas contribuíram para aumentar investimentos em educação primária.
Este relatório foi apresentado durante a Reunião Global de Educação (GEM) 2024 em Fortaleza, organizada pela Unesco com o intuito de reunir esforços internacionais para acelerar as metas da Agenda 2030.
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