O jovem inocente foi socorrido pela família
Maria Clara Campanini Publicado em 14/08/2024, às 12h48
No último domingo (11), Dia dos Pais, João Pedro Silva Correia de 27 anos, foi baleado enquanto passeava com os cachorros. O caso ocorreu por uma suposta troca de tiros entre criminosos e policiais militares (PMs) no Caminho da Capela, no Rádio Clube, em Santos.
A família de João Pedro o socorreu às presas. A Polícia Militar (PM) citou um troca de tiros contra criminosos por volta das 8h, de acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o jovem não tinha envolvimento com o caso em questão.
Em conversa com a Tribuna, mãe da vítima, Marta Cristina da Silva Correia, diz que o filho está consciente, passou um tempo na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santos, mas já foi transferido para o quarto.
O caso
A mãe de João Pedro conta, que o jovem acordou e levou as duas cachorras da família para passear, ao voltar ele e a mãe iriam para a academia. “Estava entrando no banheiro para trocar de roupa, pois tinha acabado de acordar, e escutei muitos tiros”, Marta conta que o primeiro pensamento foi no filho que estava fora de casa.
Com medo a mãe da vítima perguntou a avó onde estava o jovem. A idosa, de 82 anos, diz ter ouvido os estampidos, mas que não pareciam perto, a mãe discordou e foi atrás do filho na rua.
“Eu abro o portão e já vejo no chão. Nessa hora não vi mais nada. Fui lá correndo e ele me disse ‘mãe, acho tô machucado’. Comecei a gritar pedindo por socorro e todo mundo saiu de casa. Nessa hora eu vi o marido da minha prima, e pedi para ele pegar o carro” conta Marta.
Marta conta que estava desesperada e pensou ter perdido o filho no momento. Porém o jovem estava falando com ela, consciente.
Como ainda estava de pijama, Marta conta que uma vizinha enfermeira e o primo o levaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Logo após a mãe chegou e esperou pelo médico de plantão.
Horas se passaram até que ela foi informada que o filho ia ser transferido para a Santa Casa de Santos para realizar um exame de tomografia. “Até então, eu não sabia que era um tiro de raspão, poque havia muito sangue”.
Durante todo o tempo João Pedro permaneceu consciente, porém não tinha memoria do ocorrido “Ele não lembra de nada. Só lembra que saiu com as cachorras. O médico falou que por poucos centímetros o projétil não atingiu a massa encefálica”.
Conheça João Pedro
O jovem tinha grande vínculo com trabalhos sociais, artes cênicas e cinema. João é conhecido por ensinar teatro para crianças em ONGs e projetos sociais para a comunidade. Um menino tranquilo sereno é como o descrevem, filho único de Marta sobreviveu ao tiro sem qualquer sequela identificada até o momento.
“A sensação (de passar por isso) é de perder o chão. Em um momento você está dentro de casa, conversando com seu filho, e no outro abre um portão e vê ele ali no chão. É desesperador. Não tem um sentimento que possa descrever. É um aperto no coração, uma angústia”, fala Marta.
A troca de tiros
Segundo o boletim de ocorrência, a troca de tiros ocorreu por volta das 9 horas. Quando foi informado a PM que um motociclista de casaco preto e armado saía de São Vicente e ia em direção a Santos pelo Caminho da Divisa, os policiais tentaram a fazer uma abordagem.
No mesmo momento encontraram três criminosos armados e começaram a fazer disparos contra eles. Para se proteger os policiais se abrigaram e houve uma troca de tiros. Os agentes pediram reforços enquanto tentavam conter os infratores.
Quando o reforço chegou os criminosos foram para dentro da comunidade e os tiros cessaram. Tanto os policias quanto as motos usadas na ocorrência foram atingidas durante os disparos.
Momentos depois os policiais foram informados que um morador tinha sido atingido e haviam pedido socorro. A vítima não estava envolvida na troca de tiros. O 5º Distrito Policial (DP) investiga o caso.
Leia também
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Recém nascido morre após ser encontrado no vaso sanitário em UPA de Praia Grande
Tio da viúva de Peretto diz que sobrinha pediu para esconder amante
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel