O ciclista foi morto por uma discussão de trânsito; caso ocorreu em 2019
Maria Clara Campanini Publicado em 13/08/2024, às 11h57
O Guarda Civil Municipal (GCM), Vagner Alves de Santana, virou réu pela morte do ciclista Antônio Ramos Paiva Ferreira, em Praia Grande, Litoral de São Paulo. O réu irá enfrentar júri popular nesta terça-feira (13). O assassinato foi no dia 3 de fevereiro de 2019, quando Antônio e a família voltavam da praia.
Antônio, de 29 anos, estava na Avenida Ministro Marcos Freire, perto do viaduto, quando foi ‘fechado’ por um carro, Vagner e outro guarda civil chegaram no local e dispensaram o condutor do automóvel. Após isso o GCM e o ciclista começaram a discutir, resultando em três disparos em Antônio, no braço direito, tórax e glúteo.
De acordo com o inquérito, que o g1 teve acesso, Vagner foi pronunciado pelo crime, mas pode recorrer em liberdade. O advogado da esposa da vítima pediu ao Ministério Público Estadual quanto a Justiça pela prisão preventiva, ambos indeferiram. Durante o processo, o réu, estava em liberdade.
Versão do Guarda Civil
De acordo com a Polícia Civil, uma viatura da GCM estava patrulhando a área, quando os guardas viram uma discussão entre um ciclista e um motorista, de acordo com o réu, Antônio continuou no local e começou a ofendê-lo. O guarda tentou ir embora mais Antônio foi em direção ao carro e tentou tirá-lo de lá.
O agente disse ter usado gás de pimenta para conter a vítima e mesmo assim levou dois socos. Após isso o ciclista tentou pegar a arma do GCM, durante a briga os dois acabaram no chão e houve os disparos. A ambulância foi chamada e constatou morte no local.
Para o delegado de Praia Grande, Sergio Lemos Nassur, o homicídio foi legítima defesa do policial. Na época, a prefeitura disse ao g1 "o guarda envolvido foi afastado para a apuração, conforme procedimento habitual da Guarda Civil Municipal em casos desse tipo".
Versão da esposa do ciclista
A esposa de Antônio, deu outra versão. De acordo com ela, naquele dia, ela o marido e o filha voltavam da praia de bicicleta. A criança na cadeirinha junto com a mãe e Antônio sozinho. Na Avenida Ministro Marcos Freire, a família foi surpreendida pelo carro, que ia ao viaduto.
De acordo com a mulher, o condutor do carro fez uma curva fechada, atingindo a bicicleta de Antônio, danificando-a, após isso o motorista não parou, mesmo após seu marido chamar.
Então Antônio viu a viatura e a chamou. Dois GCMs saíram do carro, um calmo e outro nervoso. Vagner dispensou o motorista do carro, após um pequeno contato.
Antônio questionou a ação do agente, neste momento a guarda disse ‘cala boca, seu bosta’ e a vítima retrucou. Após isso o guarda e o ciclista começaram a discutir, o outro GCM tentou intervir. Em certo momento os policiais foram para sua viatura, momento que a esposa decide atravessar.
O marido, segundo a versão da esposa, foi pegar a bicicleta que estava apoiada na defensa do viaduto. Após isso a mulher continuou pedalando quando ouviu dois tiros, e após um segundo, o terceiro.
Não foi afastado
O advogado do réu, José Sérgio Boscayno Teixeira, que defendeu o agente durante o processo, mas não participa do júri nesta terça-feira (13), falou a g1, que Vagner não foi preso e nem afastado.
"Não foi afastado [da GCM] por conta do processo, ficou meses em licença médica porque operou o joelho, mas já retornou ao trabalho", afirmou.
Leia também
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Encontro técnico para maestros, músicos e coreógrafos chega a Peruíbe
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Maior navio da Marinha chega a Santos e abre visitação gratuita neste fim de semana
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Apagões no Guarujá disparam em 2025 devido a pipas presas na rede elétrica
Gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda entra em vigor neste sábado
Maior navio da Marinha chega a Santos e abre visitação gratuita neste fim de semana
Orquestra de Santos se apresenta no Festival de Campos do Jordão neste domingo