Saúde

JULHO AMARELO: testagem de hepatite C chega em Santos

30 testes rápidos foram realizados no último sábado (15)

JULHO AMARELO: testagem de hepatite C chega em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
JULHO AMARELO: testagem de hepatite C chega em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 19/07/2023, às 08h38 - Atualizado às 09h02


No último sábado (15), foram conduzidos 30 testes rápidos de hepatite C no Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos, e nenhum deles apresentou resultado positivo.

Conforme divulgação da Prefeitura, essa iniciativa faz parte da segunda ação do Julho Amarelo, uma campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os testes requerem apenas uma pequena gota de sangue do dedo, e os resultados são obtidos em um período de 15 a 30 minutos.

Em casos de resultados positivos, encaminhamentos são feitos para o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Prefeitura (CCDI), onde serão realizados exames laboratoriais e consultas.

A próxima grande ação de testagem de hepatite C será conduzida pela equipe do CCDI da Secretaria de Saúde de Santos no próximo sábado (22), das 13h às 17h, no Parque Roberto Mário Santini.

O Julho Amarelo tem como objetivo conscientizar sobre as hepatites dos tipos A, B e C, que são transmitidas por vírus. Atualmente, cerca de 400 pacientes estão em tratamento para hepatite B, e aproximadamente 1.000 pessoas estão em tratamento para hepatite C no CCDI.

É importante ressaltar que a hepatite C é uma doença silenciosa, cujos primeiros sintomas podem demorar de 20 a 30 anos para se manifestar, quando o fígado já está bastante comprometido.

Quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão as chances de cura sem sequelas, já que uma hepatite não tratada pode levar ao desenvolvimento de câncer de fígado.

Compartilhe