Apesar do número elevado, mortes não são consideradas um evento de massa, pois os pinguins foram encontrados em locais diferentes

Gabriel Nubile Publicado em 09/09/2025, às 10h25
Cento e trinta e cinco pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos nas praias do litoral de São Paulo em apenas uma semana. O Instituto Biopesca, responsável por recolher os animais, informou que apenas entre sexta-feira (05) e segunda-feira (08), 56 pinguins já sem vida foram localizados, sendo que 30 deles foram encontrados no último dia.
O Instituto suspeita que as mortes tenham a ver com as condições do oceano provocadas pela frente fria que chegou na região no início da semana. É comum que os pinguins cheguem ao litoral brasileiro durante o inverno, pois eles fazem uma longa jornada saindo da Patagônia, na Argentina e no Chile, em busca de águas mais quentes e de mais comida.
Problema recorrente
Os pinguins seguem as correntes marítimas por milhares de quilômetros, mas muitos chegam fracos, sem comida e sem água. Por isso, acabam morrendo e parando já sem vida nas praias. A maioria dos 56 pinguins mais recentes estava em Itanhaém, mas também houve registros em Peruíbe e Praia Grande. Segundo o Instituto Biopesca, os animais encontrados já estavam em estado de decomposição.
Apesar do número elevado, o caso não é considerado um "evento de mortes em massa", já que os pinguins foram localizados em pontos diferentes da costa. No mês de agosto, por exemplo, um verdadeiro encalhe em massa foi registrado em praias do litoral sul, quando mais de 880 pinguins foram encontrados mortos em apenas 11 dias, em cidades como Cananéia e Ilha Comprida.
Os animais encontrados foram levados para a sede do Instituto, onde amostras foram coletadas para análises laboratoriais. O objetivo é descobrir a causa exata das mortes.
O que fazer se encontrar um pinguim
O Instituto Biopesca, que atende as ocorrências entre Peruíbe e Praia Grande, dá algumas dicas importantes para quem encontrar um pinguim, vivo ou morto, nas praias:
Leia também

Confusão em jogo termina com torcedor morto em SP

Idosa é encontrada morta em Praia Grande e Polícia Civil investiga o caso

Santos é a 26° cidade mais sustentável do Brasil, segundo ranking

Ossada humana é encontrada na beira da praia do José Menino, em Santos

Santos empata sem gols contra RB Bragantino e se complica no Paulista

Confusão em jogo termina com torcedor morto em SP

Foragido é preso após apresentar documento falso, tentar fugir e lutar com a GCM

Prêmio da Mega-Sena volta a acumular e pode pagar R$ 92 milhões no próximo concurso

Idosa é encontrada morta em Praia Grande e Polícia Civil investiga o caso

Motociclista embriagado tenta fugir da PM, invade casa e acaba preso em Cajati