Cidades como Caraguatatuba e Itanhaém já estão com capacidade esgotada, esperando receber 300 mil foliões cada durante o feriado
Alanis Ribeiro Publicado em 12/02/2025, às 11h35
Pela primeira vez, São Paulo espera um número recorde de foliões para participar dos vibrantes blocos de rua, tanto na capital quanto no interior do estado. A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) anunciou, na terça-feira (11), os resultados de uma pesquisa que avalia o impacto financeiro e o fluxo de visitantes nos principais destinos turísticos do estado durante o Carnaval 2025.
De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Setur-SP, a previsão é que aproximadamente 4,5 milhões de pessoas circulam por São Paulo durante o feriado, injetando cerca de R$ 6,4 bilhões na economia local.
A taxa média de ocupação hoteleira nas regiões turísticas do estado deve alcançar 73%. No entanto, localidades como Caraguatatuba, no Litoral Norte, e Itanhaém, na Baixada Santista, já relatam que suas capacidades estarão totalmente esgotadas. Cada uma dessas cidades projeta receber em torno de 300 mil foliões, considerando as diversas festas programadas e os tradicionais desfiles de blocos e escolas de samba.
A pesquisa também abordou questões relacionadas à sustentabilidade. Os dados revelam que 77% dos municípios turísticos implementaram estratégias para assegurar o descarte adequado do lixo e promover o uso consciente dos recursos naturais, além de iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade. Adicionalmente, 72% dos municípios planejam aumentar a disponibilidade de lixeiras e banheiros químicos e controlar o acesso às áreas de proteção ambiental e ao patrimônio histórico durante o evento.
Cidades menores e médias do interior e litoral paulista, como São José do Rio Pardo e São Sebastião, costumam gerar cerca de 300 postos de trabalho temporário durante o período carnavalesco. Este levantamento considera não apenas os dias do Carnaval propriamente dito (de 1º a 4 de março), mas também as festividades do pré-carnaval (22 e 23 de fevereiro) e pós-carnaval (8 e 9 de março).
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga