Política

Márcio França deixa Portos e Aeroportos e assume novo ministério

O anúncio foi feito pelo governo Lula na última quarta-feira

Márcio França deixa Portos e Aeroportos e assume novo ministério - Imagem: reprodução
Márcio França deixa Portos e Aeroportos e assume novo ministério - Imagem: reprodução

Jessica Anjos Publicado em 07/09/2023, às 10h56


Na última quarta-feira (6), o governo Lula confirmou que Márcio França está deixando o Ministério de Portos e Aeroportos. Ele será substituído por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). O novo desafio do político será assumir a pasta de Micro e Pequenas Empresas, novo ministério que será criado nos próximos dias.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios dos Portos e Aeroportos e do Esporta, e acertaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas", diz a nota oficial do Palácio do Planalto segundo o IG.

No primeiro turno das eleições de 2022, Lula apoiou Márcio França. Ele foi candidato ao Senado pelo PT. Quando o político perdeu a disputa pelo cargo, foi convidado a assumir a pasta de Portos e Aeroportos. França sai do comando da pasta após nove meses.

A troca de França por Silvio Costa Filho ocorreu após uma série de negociações entre o governo Lula e o Centrão. O presidente espera ganhar apoio, cerca de 70 votos na Câmara após dar o cargo ao Costa Filho e André Fufuca no Palácio do Planalto.