Profissional de saúde se recusa a atender criança, mostra dedo do meio e xinga mulher no Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP)
Marina Milani Publicado em 17/06/2024, às 09h00
Um incidente envolvendo um médico do Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP), causou indignação após o profissional ser filmado mostrando o dedo do meio e xingando uma mulher. A confusão começou quando ele se recusou a atender o afilhado dela, de quatro anos, alegando que a criança, que estava acompanhada pela madrinha e pela avó, não necessitava de atendimento emergencial.
Segundo Tuane Guilherme dos Santos, mãe do menino, a criança foi levada ao pronto-socorro após vomitar e reclamar de fortes dores na barriga. No local, ele recebeu uma pulseira verde, indicando que seu caso não era emergencial. No entanto, com a piora do quadro, os pacientes que estavam na frente da fila permitiram que a criança fosse atendida primeiro, o que irritou o médico de plantão.
"Ele falou que elas estavam passando na frente de todo mundo e que não tinha necessidade, pois ele [o menino] estava bem", relatou Tuane. "Elas falaram que não dava para esperar, e que todo mundo lá fora havia concordado. [...] Ele disse que não era certo e se recusou a atender."
A situação se agravou quando o médico começou a discutir com a madrinha do menino. No vídeo gravado pela família, ele aparece recusando atendimento e ofendendo as mulheres. "Some da minha frente, sua idiota", gritou o profissional, mostrando o dedo do meio e chamando a madrinha de "arrombada". Em resposta, a mulher afirmou que ele era um "descaso para a humanidade".
Em meio à confusão, Tuane solicitou ajuda a uma policial militar que estava no local. A agente interveio e conseguiu que o médico atendesse a criança, diagnosticando uma possível crise de apendicite e solicitando exames de sangue e urina. No entanto, mais tarde naquele mesmo dia, outro médico diagnosticou o menino com uma infecção sanguínea, e ele foi medicado em casa.
A mãe do menino expressou sua revolta com a situação. "A sensação é de revolta e raiva. Pagamos tantos impostos para simplesmente fazerem isso", desabafou Tuane.
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informou que a criança recebeu "todo o atendimento necessário" e que a conduta do médico está sendo apurada. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) registrou o caso como injúria no 2º Distrito Policial de Guarujá. As mulheres envolvidas prestaram depoimento e foram informadas sobre o prazo para a representação criminal contra o autor.
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers