A alta cria expectativas no setor do turismo nos próximos meses
Maria Clara Campanini Publicado em 19/08/2024, às 14h12
De acordo com dados obtidos pela Seção Observatório do Turismos (Seotur), da Secretária Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), em 12 estabelecimentos tomado como referência o índice de ocupação foi de 56%, um aumento de 12% se comparado a julho do ano passado.
Esses números projetam um cenário otimista para o resto do ano, com a esperada temporada de verão. Com isso, algumas ações já estão sendo feitas, como cursos para capacitar taxistas e novos Postos de Informações Turísticas (PIT).
“Acredito que essa alta é resultado dde um trabalho de divulgação turística da Cidade. Notamos muitas famílias com crianças visitando equipamentos turísticos, a facilidade de acesso para quem vem de São Paulo e do Interior, além do Parque Valongo, um grande atrativo, embora as pessoas não tenham deixado de circular pelas outras áreas da Cidade, como o Emissário” diz Selly Storino, chefe da Secretária Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo
De acordo com a pasta, a temporada de verão já está sendo preparada. Uma das iniciativas da prefeitura é a capacitação de motoristas de táxi, junto com um curso de inglês. Os taxistas vão ser designados pela cooperativa e terão aula em parceria com o Centro Paula Souza e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O curso será de 60 horas, sendo quatro horas por aula, com 15 atividades. As aulas serão de terças e quintas, das 18 às 22h. O começo das aulas é 3 de setembro com duração até 24 de outubro, no auditório da CET. A turma é de 30 alunos, até agora 24 já se mostraram interessados.
Outra novidade é a empresa que cuidara da PITs da Praça Mauá e do Aquário, de onde sairão os passeios turísticos. A Central de Fretes cuidara dessas inciativas. “Muitas pessoas querem fazer esses roteiros turísticos pela Cidade, a partir do Aquário e da Praça Mauá. A expectativas é que funcione a partir de novembro”, disse Selly.
Os empresários
Para o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), Arthur Veloso, a expectativa é alta sobre o setor do turismo regional.
“Eventos turísticos são muitos importantes para fomentar o nosso setor, principalmente neste segundo semestre do ano, que não haverá muitos feriados prolongados. Eles são atrativos para as pessoas escolherem a região com destino, impulsionando o crescimento econômico nos hotéis, bares e restaurantes”, disse Arthur.
Ainda segundo Arthur, está em desenvolvimento premiação as empresas que realizam um trabalho exemplar.
Eventos
De acordo com Selly, Santos terá eventos nos próximos meses. A primeira é a Festa Italiana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Em setembro também terá a Primavera Criativa, seguida pelo Festival do Imigrante, em outubro.
Leia também
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
As gafes que nos envergonham
Irmão de vereador é encontrado brutalmente morto em Praia Grande
Professora é espancada por mãe de aluna no litoral de São Paulo
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Confira o novo uniforme do Santos para temporada 2024
São Paulo ajuda na alta de Serviços no Brasil
Começa nesta sexta-feira (13) o Festival Batman Day Santos no litoral de SP
Frente fria traz chuva e queda de temperatura ao litoral de SP