TSE indeferiu candidatura por improbidade administrativa; cidade segue com prefeito interino até o novo pleito
Lívia Gennari Publicado em 13/04/2025, às 15h29
A população de Mongaguá terá que votar novamente para eleger um prefeito à cidade. Devido a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou, por 4 votos a 3, indeferir o registro de candidatura de Paulo Wiazowski Filho (PP), o mais votado com 42,47% de aceitação nas eleições municipais de 2024, o município passará por uma nova eleição para prefeito, prevista para ocorrer em junho. A data exata será definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que deve agendar o pleito para o primeiro domingo do mês, conforme o calendário eleitoral.
A decisão do órgão, tomada em 18 de março, considerou que as irregularidades nas contas de gestão anterior do ex-candidato Wiazowski, entre 2009 e 2012, configuram ato doloso de improbidade administrativa, tornando-o inelegível. O julgamento no TSE reformou a decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que havia deferido a candidatura de Wiazowski. O relator do caso, ministro André Mendonça, destacou que as irregularidades apontadas nas contas de 2012, como déficit orçamentário e aumento de gastos com publicidade institucional em período vedado, são de natureza insanável e configuram dolo.
Desde 1º de janeiro, a prefeitura de Mongaguá está sob comando interino de Luiz Berbiz de Oliveira (União Brasil), presidente da Câmara Municipal.
A nova eleição em Mongaguá será uma oportunidade para que os eleitores escolham um novo prefeito, diante da inelegibilidade do candidato mais votado em 2024. Enquanto isso, a administração municipal segue sob liderança interina até a definição do novo chefe do Executivo.
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers