LUTO

Morre Ney Latorraca: talento e carisma que marcaram gerações

Informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde ele estava internado

Dramaturgo Ney Latorraca - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Dramaturgo Ney Latorraca - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

Alanis Ribeiro Publicado em 27/12/2024, às 09h41



O renomado ator santista Ney Latorraca faleceu na manhã desta quinta-feira (26) em decorrência de uma sepse pulmonar, consequência de um câncer de próstata diagnóstico em 2019. A informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde ele estava internado.  

Nascido em 25 de julho de 1944, em Santos, Ney Latorraca era filho de artistas e iniciou sua trajetória artística aos seis anos, participando de programas na Rádio Record. Sua estreia no teatro ocorreu aos 19 anos, na peça *Pluft, o Fantasminha*, escrita por Maria Clara Machado. Ao longo de sua carreira, o ator passou por emissoras como Tupi, Cultura, Record e SBT, mas foi na Rede Globo, onde estreou em 1975, que se destacou.  

Entre seus papéis mais marcantes estão Barbosa, no humorístico *TV Pirata*, e o vampiro Vlad, na novela Vamp Ney Latorraca conquistou o coração do público com seu talento ímpar e carisma inconfundível.  

As redes sociais foram tomadas por manifestações de tristeza e homenagens de colegas, fãs e admiradores.  

O Ministério da Cultura (MinC) também lamentou profundamente a morte do ator, destacando momentos importantes de sua carreira, como sua aprovação no teste para a peça Reportagem de um Tempo Mau, de Plínio Marcos, no Teatro Arena, em São Paulo. A obra, no entanto, foi censurada durante o regime militar.  

Em nota, o ministério ressaltou alguns de seus papéis mais emblemáticos: "Ney se destacou em personagens memoráveis, como Volpone, em *Um Sonho a Mais* (1985); o vampiro Vlad, em Vamp (1991); e Barbosa, no humorístico *TV Pirata* (1988). Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família e os admiradores desse grande artista."  

Sobre o velório  

Admiradores poderão se despedir de Ney Latorraca em uma cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, região central da cidade, das 10h30 às 13h30.  

Posteriormente, às 15h, o corpo será levado para cremação em uma cerimônia reservada à família.