No total, foram 28 mortes em 40 dias. PMs são acusados de execução e manipulação de cena de crime
Marina Milani Publicado em 31/07/2024, às 08h32
A Operação Escudo, realizada em resposta ao assassinato do PM da Rota Patrick Bastos Reis em julho de 2023, resultou em 28 mortes em supostos confrontos com a polícia em Guarujá (SP). Até o momento, seis PMs foram denunciados por homicídio. A TV Globo, revelou que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) acusa os policiais de invadirem a casa de Rogério de Andrade Jesus e plantarem provas para incriminá-lo.
Imagens de câmeras corporais mostram a suposta execução de Rogério durante a operação. A Defensoria Pública solicita indenização para a família da vítima, além de pedidos de desculpas nas redes sociais do Governo de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), tratamento psicológico e médico para a família e uma bolsa de estudos para a filha de Rogério.
Em nota, a SSP-SP afirmou que não foi notificada sobre a ação da Defensoria e que as mortes durante a Operação Escudo continuam sendo investigadas pelas respectivas corregedorias.
Os PMs Eduardo de Freitas Araújo e Augusto Vinícius Santos de Oliveira foram denunciados pelo MP-SP pelo assassinato de Rogério de Andrade Jesus. Segundo o MP-SP, Eduardo disparou o tiro fatal, enquanto Augusto obstruiu a câmera corporal para que a ação não fosse registrada. As imagens mostram a equipe de policiais avançando pela comunidade e Eduardo entrando na casa de Rogério, onde efetuou o disparo. O MP-SP alega que os policiais plantaram uma pistola e um colete balístico na cena do crime para incriminar a vítima.
Os policiais envolvidos afirmam que estavam patrulhando a região quando a população indicou uma casa onde supostamente havia um indivíduo armado. Segundo os PMs, eles deram voz de comando para que a pessoa largasse a arma, mas Rogério teria apontado uma pistola na direção da equipe, levando ao disparo que resultou em sua morte.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga