ALTERAÇÕES

Mudanças climáicas farão ondas de calor durar 150 dias em São Paulo e no Litoral

NASA já havia dito que o Brasil tem tudo para ficar inabitável até 2070, se nada for feito para frear o aquecimento global

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Freepik
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Freepik

Alanis Ribeiro Publicado em 27/07/2024, às 16h39


As mudanças sofridas no planeta estão cada vez mais visíveis devido às alterações climáticas. De acordo com uma nova pesquisa divulgada pela Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqc), os cenários pelos quais estamos habituados, como enchentes, terremotos, furacões fora de épocas e temperaturas extremas se tornaram mais severos até 2050 no estado de São Paulo e no litoral.

De acordo com a pesquisa haverá uma diminuição no volume de chuvas normais em estações específicas, e um aumento de temporais severos e com potencial catastrófico no Litoral, o que significa que a falta de água, até 2050,  pode ser um dos principais fatores de preocupação.

Outro risco grave são as ondas de calor que poderão durar até 150 dias com altas temperaturas em todo o Estado.

O estudo é assinado por Gustavo Armani e Nádia Lima, do Instituto de Pesquisas Ambientais; Maria Fernanda Pelizzon Garcia, da Cetesb; e Jussara de Lima Carvalho, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.

Em outro estudo recente a NASA já havia dito que o Brasil tem tudo para ficar inabitável até 2070, se nada for feito para frear o aquecimento global.