Crime

Mulher é presa por maus-tratos animais no litoral de SP

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a cadeia feminina

Mulher é presa por maus-tratos animais no litoral de SP - Imagem: Divulgação/Polícia Civil
Mulher é presa por maus-tratos animais no litoral de SP - Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Manoela Cardozo Publicado em 10/11/2024, às 14h43


Uma mulher de 27 anos foi presa em Praia Grande, no litoral de São Paulo, suspeita de praticar maus-tratos contra três cães da raça Lhasa Apso.

A Polícia Civil informou que os animais foram encontrados em situação de abandono dentro do apartamento da suspeita, localizado no bairro Jardim Real, na última quarta-feira (6), após uma denúncia. Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) estiveram no local acompanhados de uma médica veterinária.

Ao adentrarem o imóvel com autorizações do síndico e da própria moradora, encontraram dois filhotes na sacada e um cão adulto, de aproximadamente dois anos, em outro cômodo. Conforme descrito no Boletim de Ocorrência (BO), o ambiente apresentava condições de insalubridade, com fezes e urina secas espalhadas, incluindo fezes mofadas. Além disso, os animais não tinham acesso a água potável ou alimentos, o que reforçou a denúncia de maus-tratos.

A veterinária que acompanhou a operação ficou responsável pelos cães, comprometendo-se a realizar os exames necessários, regularizar as vacinas e garantir o bem-estar dos animais.

Ela também constatou "impurezas" nos pelos dos cães, incluindo vestígios de urina, o que poderia resultar em problemas de pele, infecções oculares e outros problemas de saúde. O BO ainda descreve a ausência de uma cobertura na varanda, expondo os filhotes ao sol e à chuva, uma condição que, segundo a Polícia, poderia levar os animais a adoecer ou até mesmo à morte.

Com a caracterização dos maus-tratos por falta de higiene, água e cuidados veterinários, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a cadeia feminina de São Vicente, onde aguarda a decisão judicial.