Saúde

Mutirão de Saúde Bucal traz de volta autoestima de pacientes em Santos

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Mutirão de Saúde Bucal traz de volta autoestima de pacientes em Santos - Imagem: reprodução Freepik
Mutirão de Saúde Bucal traz de volta autoestima de pacientes em Santos - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 26/06/2023, às 08h36 - Atualizado às 09h05


No último sábado (24), aproximadamente 240 moradores de Santos, no litoral de São Paulo, participaram de uma ação coletiva dedicada ao atendimento de pacientes que aguardam na fila por próteses dentárias parciais removíveis.

Conforme informações da Prefeitura de Santos, esse mutirão, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas da Zona da Orla/Intermediária (CEO).

Nessa primeira fase, oito dentistas realizaram uma triagem dos pacientes previamente agendados. As pessoas foram convocadas com base em critérios de urgência estabelecidos pelas policlínicas e pelo tempo de espera.

Durante esse sábado, a saúde bucal dos pacientes foi avaliada para determinar se eles estavam aptos a receber a prótese ou se seriam necessários tratamentos adicionais, como obturações e limpezas.

Caso fosse necessário algum tratamento adicional, o paciente seria encaminhado de volta à sua policlínica de origem para realizar o procedimento.

De acordo com a SMS, desde a triagem inicial até a colocação da prótese, o tempo médio é de aproximadamente 3 meses. Posteriormente, serão agendadas consultas de retorno para acompanhar os pacientes na policlínica.

Ricardo Antônio Nunes, chefe de Seção da SMS, enfatizou a importância desse mutirão e salientou que ele tem um duplo impacto na vida do paciente.

“A colocação de uma prótese melhora a mastigação do paciente e, ao mesmo tempo, atua diretamente na sua autoestima. É um ganho duplo e que traz mais qualidade de vida, sem dúvida alguma”, finalizou.

Compartilhe