Advogado protocolou pedido na Câmara Municipal devido a falhas na fiscalização do desassoreamento do Rio Preto
Karina Faleiros Publicado em 13/03/2025, às 11h52
O advogado Alexkessander Veiga, o Kiko Mingroni, protocolou o pedido de afastamento do prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo, na Câmara Municipal, por conta de falhas na fiscalização do desassoreamento do Rio Preto. Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, o advogado explicou sobre o caso:
"O governo de forma covarde anda soltando fake news, tentando fazer a população acreditar que eu seja contra essa obra. Muito pelo contrário, sou totalmente a favor, entendo que ela é importante pois ela irá ajudar a evitar enchentes no futuro. Aliás, essa obra já foi feita em Peruíbe, em 2020, e a primeira pessoa a licenciar, iniciar e executar de fato essa obra, fui eu"
Ele explica que, na época, a obra teve muito sucesso e que eles obtiveram todos os licenciamentos da CETESB, IBAMA e DPRN.
"O município não pode ir lá e mexer num minério sem autorização federal. Hoje, com as enchentes, entra-se água na casa das pessoas do modo como está sendo feito, retirando a lama de qualquer jeito do fundo do leito do rio e depositando a margem do leito como estão fazendo se vier uma chuva hoje ou amanhã. Eu não quero que Peruíbe seja uma nova Brumadinho. Lá atrás, em Brumadinho, se alguém tivesse fiscalizado e cobrado e tivesse tido eficiência, talvez o desastre não tinha acontecido e é isso que nós buscamos aqui hoje", explicou.
Ele preparou um requerimento solicitando informações ao prefeito sobre qual seria a obra, quanto ia custar, quanto tempo ia levar, qual a empresa responsável, e se já tinham as licenças.
"O prefeito respondeu o requerimento dizendo que há a necessidade de procurar o governo do estado, que essas perguntas você tem que fazer para o estado e não para ele. Porém, a constituição é muito clara nesses casos. Qualquer obra que acontecer no município, principalmente em questões ambientais, a responsabilidade é sempre do chefe do executivo.
Por fim, ele ressalta que a Câmara conta com uma Comissão de Meio Ambiente Permanente, e que solicitou aos vereadores que acompanhem o andamento deste requerimento.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga