Notícias

Novo auditório do Sintius receberá o nome do ex-presidente Marcos Sérgio Duarte

O jornalista era muito respeitado no movimento sindical da Baixada Santista

Marquito era trabalhados da Sabesp e destacou-se por sua atuação em defesa da categoria - Imagem: Divulgação
Marquito era trabalhados da Sabesp e destacou-se por sua atuação em defesa da categoria - Imagem: Divulgação

Karina Faleiros Publicado em 29/10/2024, às 11h52


A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sintius) fará a inauguração do novo auditório na sede da instituição nesta quarta-feira, dia 30, às 18h30. O espaço receberá o nome de Marcos Sérgio Duarte, o Marquito.

Jornalista de formação, Marquito era trabalhador da Sabesp e destacou-se por sua atuação em defesa da categoria, inicialmente como representante sindical, depois como diretor, até chegar à presidência do Sintius, função que exerceu de 2001 até novembro de 2015. Marquito morreu no dia 18 de abril de 2021, aos 65 anos, em decorrência de complicações da covid-19.

Atuação política e sindical

O ex-presidente do Sintius era muito respeitado no movimento sindical da Baixada Santista e participou de momentos históricos. Em 2007, foi um dos fundadores da central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores) e atuou como secretário nacional do Setor Urbanitário da entidade. Em 2010, foi um dos articuladores da criação da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente), onde integrou a direção executiva.

No ano seguinte, Marquito foi um dos responsáveis por trazer para Santos o 1º Seminário Nacional de Saneamento Ambiental do Depaurb/CNTI (Departamento Profissional dos Urbanitários da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria).

O sindicalista também teve intensa participação na política partidária. De 1994 a 2008, presidiu o diretório do PPS (atual Cidadania) em Santos.

Além disso, foi dirigente municipal e estadual do PCdoB, partido pelo qual atuou como vereador suplente por um breve período em março de 2018, apresentando trabalhos importantes para a Cidade e para a classe trabalhadora.