Minirecesso para a folia de Carnaval será a prova de fogo para o neófito da Mesa Diretora
por Leandro Mazzini
Publicado em 26/02/2025, às 10h39
Desafio para Motta
O presidente da Câmara, Hugo Motta, tem sido avisado pelos deputados mais experientes que não pode ceder às pressões do PT e do Governo e impedir que as Comissões temáticas da Casa sejam repartidas de acordo com o tamanho das bancadas. Advertem, ainda, que não pode haver vetos a nomes. Caso ele ceda, perde “sua governabilidade” no plenário. Motta é aconselhado a fazer respeitar o princípio da proporcionalidade, como fez o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao entregar o controle das Comissões de acordo com as bancadas e sem vetos. O minirecesso para a folia de Carnaval será a prova de fogo para o neófito da Mesa Diretora.
Itaipu na linha
No dia 30 de maio, Brasil e Paraguai devem assinar o novo Anexo C do Tratado da Usina Binacional de Itaipu. Foi o que acertaram, na última sexta (21), o presidente Santiago Peña, com os seus ministros da Indústria e Comércio, das Relações Exteriores e das Obras Públicas, com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e a Secretária-Geral do Itamaraty, Maria Laura.
Fila andou
Filho do saudoso deputado Júlio Redecker, uma das vítimas do acidente do avião da TAM no Aeroporto de Congonhas, o jovem Lucas Redecker (PSDB-RS) – que herdou o eleitorado – deixa o comando da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional elogiado pelo corpo diplomático do Brasil e vários países. Avalizado por Hugo Motta, ele fez a fila andar para acordos bilaterais travados há anos na Câmara. Foram mais de 15 em três semanas.
O receio de Paes
O sonho do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é que a direita vá dividida para 2026. O grande temor de Paes é que as lideranças conservadoras – entre eles Altineu Côrtes (PL), Dr. Luizinho (PP), o governador Cláudio Castro (PL) e Washington Reis (MDB) – se unam em torno do nome de Rodrigo Bacellar (União), presidente da ALERJ e, hoje, o forte nome da centro-direito no jogo fluminense.
Calma, gente
A Coluna tem mantido contatos diários com fontes do comitê de imprensa do Vaticano e afirma que a saúde do Papa Francisco não é tão ruim quanto divulgada pela mídia longe de Roma, em diferentes países. O quadro do Papa é preocupante mas ele não está morrendo, como se ventila, e vem respondendo bem ao tratamento, por ora, pela idade avançada. O porta-voz do Vaticano aparece duas vezes ao dia para o briefing.
Portos à deriva
O movimento de containers no setor portuário brasileiro tem passado por fase de esgotamento desde 2024. Das 5.663 operações de embarques ocorridas no ano, apenas 1.277 ocorreram dentro do prazo – apenas 23%. As informações de boletins setoriais aos quais a reportagem teve acesso apontaram que a má infraestrutura dos portos é a causa dos atrasos e cancelamentos de embarques.
ESPLANADEIRA
#Padre Francys Silvestrini lança "Sabedoria Teogastronômica".#Propay projeta dobrar faturamento em 2025.# Sonia Netto Salomão lança livro “Livre no tempo e em pedra aprisionada" em Roma. #Fashion Mall realiza bazar "Ajude um Indefeso" dia 15/3. #Lide Brasília promove hoje almoço-debate com Ministro do Turismo, Celso Sabino. #Fundação Itaú abre cursos gratuitos sobre combate ao racismo na escola.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Você sofre quando precisa dizer não?
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Greve em Praia Grande: Servidores públicos se mobilizam após negociação frustrada com a Prefeitura
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Greve em Praia Grande: Justiça impõe limite à paralisação e exige mínimo de 70% em serviço público
Servidores Públicos de Praia Grande protestam por reajuste salarial
Você sofre quando precisa dizer não?
Mais de 1000 presos não voltam da 1ª saidinha de 2025
O mistério é por qual partido Tarcísio será candidato