Novas passarelas começam a ser implantadas em Itanhaém com previsão de entrega para outubro; projeto também prevê melhorias em outras travessias da região

Redação Publicado em 23/05/2026, às 13h26
Novas passarelas estão sendo construídas na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) em Itanhaém, visando aumentar a segurança e facilitar a travessia de motoristas, pedestres e ciclistas, com conclusão prevista para outubro deste ano.
As obras ocorrem em trechos de grande circulação, onde usuários atualmente dependem de passarelas distantes ou travessias sinalizadas, o que aumenta o risco devido ao intenso fluxo de veículos.
Além das novas passarelas, a concessionária está modernizando 23 estruturas na região e ampliando o sistema de iluminação, com possíveis interdições temporárias no tráfego durante as obras, que estão na fase de fundação e implantação de estacas.
Motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam diariamente a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), em Itanhaém, devem passar a contar com novas estruturas de travessia nos próximos meses. Duas passarelas estão sendo construídas ao longo do trecho com o objetivo de ampliar a segurança e facilitar o deslocamento de moradores e usuários da via.
As obras acontecem nos quilômetros 321 e 326 da rodovia, em uma região considerada de grande circulação de pessoas. A previsão é que os serviços sejam concluídos em outubro deste ano.
De acordo com a concessionária responsável pela administração do trecho, a iniciativa busca reduzir a distância entre os pontos de travessia já existentes, oferecendo alternativas mais acessíveis para quem precisa cruzar a rodovia diariamente.
Atualmente, parte dos usuários depende de passarelas mais distantes ou de travessias sinalizadas em nível, situação que exige maior atenção devido ao fluxo intenso de veículos na região.
Além da implantação das novas estruturas, outras intervenções também estão em andamento em cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Segundo a concessionária, 23 passarelas localizadas entre Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe passam por obras de modernização.
As melhorias incluem reforço estrutural, substituição de componentes desgastados, nova pintura, instalação de iluminação, colocação de telas de proteção e adaptações voltadas à acessibilidade, como rampas de acesso.
Também está sendo ampliado o sistema de iluminação nas travessias. Até o momento, nove pontos já receberam os equipamentos.
A concessionária informou ainda que os trabalhos estão nas etapas de fundação e implantação de estacas e alertou que podem ocorrer alterações temporárias no tráfego, incluindo interdições pontuais durante o andamento das obras. Os trechos afetados, segundo a empresa, permanecerão devidamente sinalizados para orientar os motoristas.
Leia também

Antes do Dia dos Namorados, Shawn Mendes chega ao Brasil

Atendente do IML de Santos é preso acusado de transferir dinheiro de celular de morto

Discussão por muro entre vizinhos termina com homem de 48 anos esfaqueado e morto em São Vicente

GCM de São Vicente usa cães farejadores e prende homem com drogas no Parque Bitaru

No primeiro quadrimestre do ano, São Vicente recicla 600 toneladas de materiais

Dupla é presa em flagrante com "cardápio" variado de drogas no bairro Vila Erminda em Peruíbe

Obras da Sabesp fecham ruas e mudam trânsito em sete cidades da região até domingo

Foragido por homicídio tenta usar documento falso, mas acaba preso com 3 kg de maconha em Peruíbe

Brasil defende invencibilidade de 14 vitórias contra o Irã na abertura da VNL

Crisis imigratória: cubanos fugitivos chegam ao Brasil