Notícias

Obras do VLT em Santos devem terminar no final de outubro, de acordo com EMTU

Além das obras, também está incluso as interdições na Avenida Conselheiro Nébias

A próxima etapa incluirá a instalação de sistemas - Imagem: Estado de São Paulo/ Divulgação/ G1
A próxima etapa incluirá a instalação de sistemas - Imagem: Estado de São Paulo/ Divulgação/ G1

Karina Faleiros Publicado em 15/10/2024, às 12h44


De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as obras do 2º trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, serão finalizadas no final do mês de outubro.

Os testes do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT seguirão conforme o cronograma, com ensaios de circulação sem passageiros pelos próximos meses, que verificam diversas questões técnicas, e que tem apresentado bons resultados.

Segundo a companhia, as últimas obras civis em trechos da Avenida Conselheiro Nébias e da Avenida São Francisco, se encerram no dia 21 de outubro. Elas ocorrem de forma simultânea aos testes de circulação no novo trecho, que incluem a demonstração de passagem dos trens sem passageiros.

As estações estão em fase final de acabamento, com instalação de vidros que aproveitam a iluminação e ventilação natural, proporcionando conforto térmico aos usuários. O transporte também conta com instalação de bancos, lixeiras, painéis informativos, e a sinalização de solo para garantir acessibilidade.

Na próxima etapa, haverá instalação de sistemas, portas de bloqueio e painéis eletrônicos. No próximo ano, serão em torno de 35 mil pessoas por dia beneficiadas pela nova infraestrutura da linha 2 do VLT.

Ao ser totalmente concluído, o VLT da Baixada Santista deverá contar com 27 km de extensão, com interligações dispostas em 31 estações.