Segunndo imunizante que a organização aprova visando o controle e prevenção dessa enfermidade
Alanis Ribeiro Publicado em 21/11/2024, às 12h23
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a vacina LC16m8, destinada ao combate à mpox, como parte de sua lista de insumos para uso emergencial. Este é o segundo imunizante que a organização aprova visando o controle e prevenção dessa enfermidade, classificada como uma emergência global desde agosto.
Conforme dados divulgados pela OMS, no ano de 2024, foram registrados casos de mpox em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações do continente africano. A República Democrática do Congo desponta como a mais afetada, representando a maior parte das notificações suspeitas.
Em uma publicação nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a vacina LC16m8 é pioneira em sua autorização para uso em crianças menores de um ano residentes em áreas afetadas por surtos de mpox. "Este é um avanço crucial na proteção de populações vulneráveis, especialmente as crianças, enquanto a disseminação da mpox persiste", afirmou.
De acordo com Tedros, nos últimos dois meses, 50% dos casos suspeitos na República Democrática do Congo ocorreram em menores de 12 anos. "O total de casos suspeitos já ultrapassou 40 mil neste ano, com 1.200 mortes registradas", acrescentou.
Além disso, o diretor-geral chamou atenção para a rápida expansão dos surtos da doença no Burundi e em Uganda. A OMS agendou uma reunião do comitê de emergência para a próxima sexta-feira (22), com o intuito de reavaliar a situação global da mpox.
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Os apoios recebidos por Lula na crise com Israel mais atrapalham que ajudam
Escola de Bailado Municipal fará apresentação de fim de ano em Santos; veja as datas
Cobra venenosa surpreende moradores e é resgatada no litoral paulista
Quadrilha do ‘falso frete’ é desmantelada em SP após roubo e cárcere privado
Cobra venenosa surpreende moradores e é resgatada no litoral paulista
Quase 90 crianças e adolescentes ficam órfãs anualmente em Santos, aponta estudo
Associação Comercial de Santos promove entrega oficial das propostas do CONDESAN ao prefeito de Santos
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Escolha de Pelé por cemitério vertical surpreende, entenda