Segunndo imunizante que a organização aprova visando o controle e prevenção dessa enfermidade
Alanis Ribeiro Publicado em 21/11/2024, às 12h23
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a vacina LC16m8, destinada ao combate à mpox, como parte de sua lista de insumos para uso emergencial. Este é o segundo imunizante que a organização aprova visando o controle e prevenção dessa enfermidade, classificada como uma emergência global desde agosto.
Conforme dados divulgados pela OMS, no ano de 2024, foram registrados casos de mpox em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações do continente africano. A República Democrática do Congo desponta como a mais afetada, representando a maior parte das notificações suspeitas.
Em uma publicação nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a vacina LC16m8 é pioneira em sua autorização para uso em crianças menores de um ano residentes em áreas afetadas por surtos de mpox. "Este é um avanço crucial na proteção de populações vulneráveis, especialmente as crianças, enquanto a disseminação da mpox persiste", afirmou.
De acordo com Tedros, nos últimos dois meses, 50% dos casos suspeitos na República Democrática do Congo ocorreram em menores de 12 anos. "O total de casos suspeitos já ultrapassou 40 mil neste ano, com 1.200 mortes registradas", acrescentou.
Além disso, o diretor-geral chamou atenção para a rápida expansão dos surtos da doença no Burundi e em Uganda. A OMS agendou uma reunião do comitê de emergência para a próxima sexta-feira (22), com o intuito de reavaliar a situação global da mpox.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga