Operação da Neoenergia em Peruíbe prende 4 e encontra fraudes de energia em comércios; eletricidade recuperada abasteceria 7 mil casas por um mês
Maria Clara Campanini Publicado em 02/10/2024, às 15h15
Na última terça-feira (1), uma operação de combate ao furto de energia foi conduzida em Peruíbe, litoral de São Paulo, coordenada pela Neoenergia Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade na região. A ação contou com o apoio do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, além do Instituto de Criminalística, resultando na prisão de quatro indivíduos e na identificação de fraudes em diversos estabelecimentos comerciais.
Durante a operação, foram detectadas irregularidades em um restaurante, uma adega, um mercado e uma casa noturna, localizados nos bairros Centro, Balneário Arpoador, Jardim dos Prados e Vila Romar. Segundo informações da Neoenergia Elektro, a quantidade de energia recuperada seria suficiente para abastecer mais de sete mil residências durante um mês inteiro.
A distribuidora enfatizou os perigos associados aos chamados "gatos" – ligações clandestinas que furtam energia elétrica. Esses atos não só colocam em risco a segurança dos responsáveis pelas fraudes como também ameaçam a integridade da rede elétrica e a qualidade do fornecimento para toda a comunidade. O furto de energia pode resultar em falhas no sistema e interrupções no serviço.
É importante lembrar que essa prática é considerada crime segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, sujeitando os infratores a penas que podem chegar a oito anos de reclusão.
Para evitar essas situações e promover um fornecimento seguro e eficiente, a Neoenergia Elektro continua monitorando possíveis fraudes e colaborando com as autoridades para coibir essas práticas ilegais.
Leia também
Homem é morto após invadir casa de policial militar em Caraguatatuba
Rádio CBN Santos está de volta à Baixada Santista; saiba mais
Naufrágio durante passeio para ver baleias mobiliza resgate entre Ilhabela e São Sebastião
Prefeito de São Vicente retorna ao Brasil após cancelamento de voo para Israel devido a conflito com Irã
Polícia Civil cumpre mandados na Baixada Santista em ofensiva contra hackers que desviaram dinheiro público
Polícia Civil cumpre mandados na Baixada Santista em ofensiva contra hackers que desviaram dinheiro público
Homem é morto após invadir casa de policial militar em Caraguatatuba
Naufrágio durante passeio para ver baleias mobiliza resgate entre Ilhabela e São Sebastião
Prefeito de São Vicente retorna ao Brasil após cancelamento de voo para Israel devido a conflito com Irã
Doar sangue muda vidas e pode salvar a de até quatro pessoas