Neoenergia Elektro registra mais de 200 casos de furto de cabos em Guarujá em 5 meses, concentrados em áreas específicas da cidade

Marina Milani Publicado em 13/05/2024, às 08h20
Nesse último sábado (11), mais um caso de furto de cabos de energia foi registrado em Guarujá, litoral de São Paulo. Dessa vez, o incidente ocorreu na avenida D. Pedro I, no bairro São Miguel, resultando em um curto-circuito e na interrupção do fornecimento de energia para 67 moradores locais. Duas pessoas foram presas em flagrante.
A Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em mais de 220 municípios do estado de São Paulo, já registrou mais de 200 casos de furto de cabos de energia em Guarujá somente entre os meses de janeiro e maio deste ano. As ocorrências foram concentradas nos bairros Enseada, Jardim Virgínia e Santo Antônio.
A concessionária conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal para investigar e combater esses crimes, tanto os autores do furto quanto os receptores dos cabos furtados.
É importante ressaltar que cortar fios elétricos configura furto qualificado, conforme previsto no Código Penal. Além disso, manipular cabos energizados apresenta riscos graves, podendo levar a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda.
Além dos riscos à segurança, o furto de cabos de energia causa transtornos significativos, interrompendo o fornecimento de energia de forma inesperada e afetando a rotina de muitos clientes.
Diante disso, a população é orientada a não se aproximar de cabos de energia pendurados nos postes. Caso pessoas não autorizadas sejam avistadas realizando intervenções nos postes, a recomendação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190 e entrar em contato com a concessionária.
Leia também

Soraya Thronicke aparece em compras de luxo nos EUA ao lado de lobista

Advocacia-Geral de Guarujá investiga acusação de assédio sexual; prefeito mantém secretário no cargo

Prefeito de Guarujá decide hoje futuro de secretário acusado de assédio

Acusado de assédio sexual, Paulo Siqueira reage e se diz vítima de complô

Itanhaém terá queima de fogos de 20 minutos para celebrar a chegada de 2026

Após temporada sem títulos, Leila enfrenta oposição em disputa por terceiro mandato no Palmeiras

Santos FC moderniza CT Rei Pelé com gramado sintético homologado pela FIFA

Última saída temporária de 2025 beneficia quase 3 mil presos no litoral de SP

Mais de 50 pessoas são resgatadas do mar no litoral de SP durante o feriado de Natal; banhista morreu em Praia Grande

João Gomes leva piseiro ao público global em estreia do Tiny Desk Brasil na NPR