Dados contabilizam um avanço de 11,2% em relação ao ano anterior
Alanis Ribeiro Publicado em 28/10/2024, às 10h22
A Autoridade Portuária de Santos o maior número de desembarques de cargas da história entre janeiro e setembro de 2024, onde atingiu 35,4 milhões de toneladas — um avanço de 11,2% em relação ao ano anterior. Os embarques também apresentaram crescimento significativo, com alta de 6,5%, totalizando 102,0 milhões de toneladas.
No segmento de granéis sólidos, que inclui algumas das principais mercadorias transportadas pelo porto, houve um aumento de 1,7%, totalizando 71,6 milhões de toneladas. Dentre essas mercadorias, o açúcar teve destaque especial, com um incremento nas exportações de 33%.
Os granéis líquidos, que englobam combustíveis e produtos químicos, registraram um volume total de 14,5 milhões de toneladas movimentadas até setembro deste ano, superando em 2% os números do mesmo período do ano passado.
A movimentação de contêineres também atingiu patamares recordes, alcançando 44,4 milhões de toneladas e apresentando um salto impressionante de 21,6%. Em termos de unidades TEU (unidade padrão para contêineres), o porto movimentou 4 milhões, marcando um crescimento de 15,8%.
No que se refere à carga geral solta, o porto registrou um volume total de 6,9 milhões de toneladas, refletindo um aumento de 6,6% em relação a 2023. A celulose se destacou nesse segmento, com um aumento significativo de 8,6%.
A APS também informou que a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira cresceu para 28,7% em setembro deste ano, frente a 28,3% no mesmo mês do ano anterior. Aproximadamente 27,9% das transações comerciais internacionais brasileiras envolvendo o porto tiveram a China como principal parceiro comercial. São Paulo manteve sua posição como o estado com maior participação nessas transações através do Porto de Santos, representando 47,2%.
Além disso, o número de atracações no porto também aumentou consideravelmente: foram registradas 142 chegadas adicionais em comparação ao ano anterior, passando de 4.040 navios em 2023 para 4.182 até setembro deste ano.
Esses números reforçam a importância estratégica do Porto de Santos para o comércio exterior brasileiro e sua capacidade contínua de crescimento e adaptação às demandas globais.
Leia também
As 95 teses de Martinho Lutero e a Reforma Protestante
Mais de 600 casos de roubos de veículos são registrados na Baixada Santista; confira dados
Dez jogos e 30 pontos em disputa: Veja as contas para o acesso do Santos à Série A do Brasileirão
Trabalhadores portuários realizam greve no Porto de Santos
Homem é detido em flagrante após assalto à mão armada na praia das Astúrias
Com Vila Belmiro lotada, Santos vence Vila Nova e se aproxima da Série A do Brasileirão
São Vicente é a única cidade da Baixada Santistas a conceder passe livre no dia de Enem
Importância política de Paulo Alexandre como superior à de Tarcísio e Bolsonaro, ressalta IstoÉ
Hotéis na Baixada Santista devem ter 80% de reservas para o Feriado de Finados
Santos prepara evento para mês da Consciência Negra