A operação Nácar resultou nas prisões do prefeito o e do secretário de Educação em 2021
Karina Faleiros Publicado em 07/06/2024, às 11h20
Foi arquivado definitivamente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o inquérito da Operação Nácar, deflagrada em 2021, que busca apurar e combater um esquema de desvio de verbas públicas na Saúde e Educação do município contra o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB) e outras 18 pessoas.
A decisão ocorreu após o STJ rejeitar um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para reabrir as investigações. Porém, o órgão ainda pode recorrer ao Superior Tribunal Federal (STF).
A operação Nácar, em 2021, resultou nas prisões do atual prefeito e do secretário de Educação, Marcelo Nicolau.
De acordo com o g1, em decisão monocrática de 26 de fevereiro de 2024, o minsitro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, acolheu o pedido da defesa do prefeito Suman para a suspensão do inquérito. Ele explica que houve excesso de prazo para o MPF oferecer a denúncia contra os investigados.
Já neste mês de abril, o desembargador Nino Oliveira Toldo, da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, concordou com Fonseca. “Está prejudicado o prosseguimento do presente inquérito policial, em especial pelo fato de que, embora tenha sido interposto agravo regimental em face daquela decisão, esse recurso não tem efeito suspensivo”, escreveu.
O MPF apresentou um agravo regimental (recurso de contestação a decisões monocráticas nos tribunais), no intuito de impedir o arquivamento. Por decisão unânime, no entanto, a 5ª turma do STJ negou provimento ao recurso na última terça0-eira (4). O acórdão da decisão, ainda não foi julgado nos autos.
O advogado Matheus Tamada, que não faz parte do processo, relata que ainda cabe ao MPF a possibilidade de apresentar embargos de declaração. Ou seja, recurso, contra a decisão do trancamento definitivo. O trancamento do inquérito não significa um encerramento definitivo da ação, pois ela poderá ser retomada caso surjam novas provas.
A assessoria jurídica do prefeito Valter Suman, em nota, disse que o resultado reconhece os argumentos apresentados pela defesa dele, “que reitera sua confiança na Justiça”.
De acordo com o comunicado, ele permanece à disposição para provar sua inocência em todas as instâncias e instituições necessárias.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga