Impeachment

Prefeito de São Bernardo pode ser afastado do cargo por crime de responsabilidade

Se os vereadores acatarem a denúncia, Orlando Morando deixa o cargo

Prefeito de São Bernardo pode ser afastado do cargo por crime de responsabilidade - Imagem: Divulgação/ Alesp
Prefeito de São Bernardo pode ser afastado do cargo por crime de responsabilidade - Imagem: Divulgação/ Alesp

Jair Viana Publicado em 07/08/2024, às 12h56


Vereadores de São Bernardo do Campo estão tomando conhecimento da denúncia contra o prefeito Orlando Morando (PSDB). Se eles aceitarem a denúncia, Morando será afastado do cargo até que o processo de impeachment seja concluído e julgado.

CÂMARA EM SESSÃO

A Câmara de São Bernardo vota nesta quarta-feira (7), o pedido de impeachment. Caso os vereadores aceitam a instauração do processo, o prefeito é imediatamente afastado. O processo terá um trâmite de 90 dias. A sessão desta quarta começou por volta das 9 horas e não há previsão para ser encerrada.

OUTRAS DENÚNCIAS

Não é a primeira vez que ele é submetido a julgamento pelo Legislativo, provocado por várias ações.A denúncia é da moradora Viviane Santos de Aguiar, do bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo. Ela é  autora do processo de iniciativa popular, e diz, que Morando teria violado por diversas vezes dispositivos legais, o que comprovaria o “favorecimento particular”, que teria resultado em “descalabro financeiro, comprometendo severamente os cofres públicos”, diz trecho do pedido.

Embora tenha conseguido vencer outras propostas de cassação de seu mandato, desta vez Orlando Morando corre maior risco de sair derrotado.