Black Friday

Procon-SP amplia fiscalização e atendimento para garantir compras seguras na Black Friday

Com postos temporários e monitoramento de preços, Procon reforça proteção contra fraudes e práticas enganosas no comércio eletrônico

Procon-SP amplia fiscalização e atendimento para garantir compras seguras na Black Friday - Imagem: Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil
Procon-SP amplia fiscalização e atendimento para garantir compras seguras na Black Friday - Imagem: Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil

Maria Clara Campanini Publicado em 01/11/2024, às 15h05


Com a aproximação de mais uma edição da Black Friday, o Procon-SP intensifica suas ações para proteger os consumidores, expandindo sua rede de atendimento em diversas localidades da capital e do interior do estado. A iniciativa inclui a instalação de postos temporários e o monitoramento rigoroso dos preços de 60 produtos em mais de dez plataformas de comércio eletrônico, visando coibir práticas enganosas, como elevações artificiais de preços seguidas de descontos ilusórios.

Os novos postos de atendimento foram estrategicamente posicionados nas estações Tatuapé (CPTM), Sacomã (Metrô) e Jabaquara (EMTU), operando todas as sextas-feiras de novembro, excetuando-se o feriado de 15 de novembro. Neste caso, o serviço será antecipado para o dia 14, quinta-feira, funcionando das 9h às 16h. O texto conta com informações da Agência Brasil.

No interior e litoral paulista, os consumidores terão acesso ao Procon Móvel, que oferecerá suporte em micro-ônibus nos mesmos horários das sextas-feiras. Na véspera do feriado, haverá atendimento especial no ponto localizado no bairro do Gonzaga, em Santos.

Além disso, durante todo o mês, o Procon-SP intensificará sua presença digital com publicações informativas nas redes sociais. Estas postagens visam orientar os consumidores sobre como identificar sites duvidosos e anúncios potencialmente enganosos. Haverá também alertas sobre golpes comuns e práticas comerciais abusivas que podem ocorrer nesse período de intensa atividade comercial.

Preocupado com a recorrência de reclamações registradas em anos anteriores, o Procon-SP enviou comunicados a empresas frequentemente mencionadas por consumidores insatisfeitos e entidades representativas do setor. As mensagens contêm orientações claras sobre condutas que devem ser adotadas para garantir o respeito aos direitos dos consumidores e minimizar conflitos durante a Black Friday.