Protesto

Professores de Cubatão fazem greve por reajuste salarial

O caso aconteceu em frente ao Paço Municipal

Apenas os alunos dos professores que participaram da greve não tiveram aula - Imagem: Instagram/ @cubataomilgrau
Apenas os alunos dos professores que participaram da greve não tiveram aula - Imagem: Instagram/ @cubataomilgrau

Karina Faleiros Publicado em 03/04/2024, às 10h50


Nesta terça-feira (2), os professores de Cubatão protestaram em frente ao Paço Municipal, em razão da insatisfação da categoria em relação à proposta da prefeitura de 5% de reajuste salarial. Os profissionais, pedem 10,62%.

O SIND.PMC informou ter protocolado no dia 9 de fevereiro um documento com as reivindicações da categoria na campanha salarial. O sindicato destacou que, com a proposta de 5% da administração municipal, o acréscimo no vale refeição será de apenas R$ 1,64 por dia, já no vale alimentação, o aumento corresponde apenas R$ 20 a mais nas compras.

A categoria acrescentou que a contraproposta da prefeitura não foi apresentada oficialmente para os representantes dos servidores. A administração Municipal encaminhou diretamente à câmara um projeto de lei sobre o assunto.

Apesar da greve, a prefeitura de Cubatão informou, em nota, que apenas os alunos dos professores que participaram da paralisação não tiveram aula. A administração municipal afirmou que houve tentativas com o sindicato dos servidores públicos da cidade – o SISPUC – que resultou na concessão de 5% de reajuste salarial para todos os servidores.

De acordo com a prefeitura, o dissídio da categoria é no mês de maio e, por este motivo, está impedida de conceder reajuste fora do índice inflacionário, que atualmente é de 5%, devido à legislação eleitoral.