Notícias

Radares viram “metralhadoras de multas” e registram quase 1 milhão de infrações

Os registros dos radares são de janeiro a abril deste ano

As informações dos radares fazem parte de um levantamento do Observatório Mobilidade Segura - Imagem: Divulgação
As informações dos radares fazem parte de um levantamento do Observatório Mobilidade Segura - Imagem: Divulgação

Karina Faleiros Publicado em 21/08/2024, às 10h48


Nos primeiros quatro meses de 2024, os radares eletrônicos espalhados por São Paulo registraram 893.613 infrações. Ao todo, somando com as multas aplicadas pelos agentes de trânsito, a cidade soma mais de 1,3 milhões de infrações, sejam por fiscais da CET ou Policiais Rodoviários anotando manualmente a placa de veículos, com registro de 481.502 multas.

As informações fazem parte de um levantamento do Obserevatório Mobilidade Segura, da Secretria de Mobilidade de Trânsito do município de São Paulo.

A “metralhadora de multas” já é responsável por uma arrecadação mais robusta. Segundo a Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, R$ 623.183.335,65 foram arrecadados pela prefeitura com multas previstas no código de trânsito brasileiro. Isso só de janeiro a abril deste ano.

A previsão de arrecadação com infrações de trânsito em 2024, de acordo com a lei orçamentária anual do município, é de quase R$ 1,9 bilhão. A realidade nos municípios da Baixada Santista não está tão longe disso, e também registram grande volume de multas.