Segurança

Raquel Gallinati toma posse como Secretária de Segurança em Santos

Raquel revelou que pretende instalar uma Zona de Segurança Máxima na cidade

Sua intenção é potencializar o trabalho já feito na cidade - Imagem: Prefeitura de Santos
Sua intenção é potencializar o trabalho já feito na cidade - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 26/06/2024, às 12h43


A delegada Raquel Gallinati, considerada uma das melhores delegadas de polícia do Brasil, pelo Censo do Portal Nacional dos Delegados, foi anunciada oficialmente nesta terça-feira (25) pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), como nova secretária de Segurança Pública de Santos.

Segundo a delegada, sua intenção é potencializar o trabalho já feito na cidade e destacou a tecnologia empregada na área. “Santos é um exemplo para o país. A tecnologia utilizada na segurança da Cidade é de ponta”.

Raquel foi a primeira mulher a assumir o sindicato da categoria no Brasil. Primeira suplente de deputada estadual pelo PL, ela atualmente é diretora nacional da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.

Ela também ressaltou a importância do trabalho do município na garantia da qualidade de vida do cidadão. “O STF decidiu que a Guarda Municipal pode sim agir com uma polícia ostensiva da cidade, portanto, é preciso entender que, mesmo que a segurança pública seja uma responsabilidade estadual, a cidade pode contribuir e muito para a segurança e qualidade de vida do cidadão com uma Guarda bem equipada e bem treinada”.

A nomeação de Raquel Gallinati para comandar a secretaria de Segurança Pública de Santos teve o aval do governador Tarcísio de Freitas, que autorizou a liberação da profissional. Segundo o jornal da orla, de acordo com o prefeito Rogério Santos, a delegada foi escolhida a dedo. “Foi uma escolha amadurecida ao longo do tempo e apoiada pelo então secretário Sérgio Del Bel. Quando apresentei o nome ao governador Tarcísio, prontamente houve o apoio e liberação da Raquel”, explicou.