Saúde

Santos dá início a campanha contra a poliomielite nesta segunda-feira (27)

A meta é vacinar 95% das crianças de 01 a 04 anos

Santos dá início a campanha contra a poliomielite nesta segunda-feira (27) - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Santos
Santos dá início a campanha contra a poliomielite nesta segunda-feira (27) - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 27/05/2024, às 12h24


A partir desta segunda-feira (27), crianças de 1 a 4 anos de idade devem receber uma dose da vacina contra a paralisia infantil (poliomielite) como parte da Campanha Nacional de Vacinação.

Conforme informações da Prefeitura, as policlínicas de Santos estarão oferecendo o imunizante de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No entanto, algumas unidades estão com a sala de vacina em manutenção e não participarão da campanha.

Essas unidades são: Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), Monte Serrat (Praça Correia de Melo s/nº), Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2), Penha (Rua Três, 150), Santa Maria (Rua 10 s/nº) e Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº).

Todas as crianças de 1 a 4 anos que já completaram o esquema vacinal inicial – três doses da versão injetável, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida – devem tomar a vacina.

A meta da campanha é vacinar 95% das crianças dessa faixa etária até o dia 14 de junho, quando a campanha está prevista para terminar. O Dia D da vacinação será no dia 08 de junho.

Crianças de 1 ano e 3 meses e de 4 anos, que já estão previstas para receber o reforço da vacina com a gotinha pelo calendário nacional de imunização, também serão contempladas com uma dose. Se a criança recebeu o reforço da vacina há mais de 30 dias, ela pode tomar a nova dose da campanha.

Em 2023, a cobertura vacinal das crianças de até 1 ano em Santos, com as três doses iniciais da vacina contra a poliomielite, foi de 80,7%.

O objetivo é aumentar essa cobertura, e as autoridades de saúde fazem um apelo às famílias para que levem suas crianças às policlínicas. Para vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Caso outras vacinas estejam em atraso, como a da gripe, elas também podem ser atualizadas durante a visita às policlínicas.