Qualidade de Vida

Santos é a 26° cidade mais sustentável do Brasil, segundo ranking

A pontuação foi divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis

Entre os destaques, estão a redução da desnutrição infantil - Imagem: Alex Castro
Entre os destaques, estão a redução da desnutrição infantil - Imagem: Alex Castro

Karina Faleiros Publicado em 16/08/2023, às 12h46


No Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), Santos está na 26° posição entre os 5.570 municípios brasileiros do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC).

De acordo com o ranking divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, a pontuação de 60,7 fica acima da médica nacional, de 46,85.

O IDSC, que varia de 0 a 100, avalia o progresso das cidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015, e que devem ser alcançados até 2030.

Segundo informações do Diário do Litoral, entre as cidades de porte similar, com mais de 400 mil habitantes, Santos aparece como a segunda cidade mais sustentável do país, ficando atrás apenas de Jundiaí, no interior paulista.

O IDSC analisa uma variedade de 100 indicadores para determinar o desempenho das cidades em relação aos ODS e classificou o nível de desenvolvimento de Santos como “alto”, destacando o Município como um exemplo de compromisso com a qualidade de vida e sustentabilidade.

“Os números do ranking são importantes para avaliar resultados e definir metas. E estamos muito bem, mas buscamos sempre ações práticas que ajudem a reduzir as desigualdades, melhorar a Cidade e, em especial, dos lugares de maior vulnerabilidade”, diz o prefeito Rogério Santos.

Entre os destaques no IDSC, estão o índice de famílias assistidas pelo cadastro único (de 68,7 para 73,6), a redução da desnutrição infantil (de 1,67 para 0,92), bem como a diminuição da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis (de 590,57 para 348,35) e taxa de gravidez na adolescência (de 8,39 para 7,6).