Arquiteta Ana Paula Chacur, responsável pelo projeto, destaca a importância da acessibilidade sensorial em espaços públicos
Karina Faleiros Publicado em 04/04/2025, às 10h29
O dia mundial de conscientização do autismo, comemorado ontem (02/04), foi celebrado pelo Governo de São Paulo com a inauguração da sala de acomodação sensorial (SAS) para pessoas autistas e neurodivergentes na estação Santa Cruz - Linha 5 - Lilás do metrô paulistano, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a ViaMobilidade.
Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur e especialmente desenvolvida para acolher passageiros durante crises sensoriais, a sala possui isolamento acústico, controle ajustável de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, oferecendo um ambiente confortável e seguro para regulação sensorial.
“A SAS, assim como outras políticas públicas que garantam a acessibilidade sensorial às pessoas autistas, têm sido um trabalho que, como arquiteta e ativista pela causa, tenho me dedicado a tirar do papel há anos. Portanto, esta é uma realização para celebrarmos nesse dia 2 de abril. Afinal, como dizia Nelson Mandela ‘Tudo parece impossível, até que seja feito'”, citou Chacur, que também é mãe de autista e se dedica ao estudo da acessibilidade arquitetônica, principalmente com foco em autistas e pessoas com outras neurodivergências.
A arquiteta iniciou uma parceria com o Metrô de SP “acidentalmente”, após uma crise sensorial de sua filha, Helena, autista nível 3 de suporte, na estação Jabaquara, em 2019, quando foi ajudada pelos seguranças do metrô de forma muito empática. Após isso, Chacur projetou a primeira SAS do Metrô de SP, na estação Tatuapé, inaugurada em 2023.
Além da nova SAS, a estação Santa Cruz passa a contar com um Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, oferecendo atendimento presencial e on-line, esclarecimento de dúvidas e pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.
Atualmente, cerca de três mil pessoas com deficiência utilizam mensalmente a Linha 5-Lilás, que já oferece múltiplas soluções de acessibilidade como pisos e rotas táteis, elevadores, rampas de fibra de vidro, mapas em braille, assentos preferenciais e banheiros adaptados. Outras SAS já estão disponíveis nas estações Pinheiros, Tatuapé e Barra Funda, segundo informações do Canal Autismo
“Para nós, da ViaMobilidade, esta inauguração reforça nosso compromisso com a inclusão e o impacto social positivo. Buscamos proporcionar experiências cada vez melhores aos milhares de passageiros que utilizam nossas linhas de metrô e trem”, destacou Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
Leia também
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Concessões de rodovias em SP trará rede Wi-Fi e modernização em 552 Km de estradas
Passageira de uber flagra motorista em ato obsceno e pede para descer do carro em Santos
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Garota de programa é encontrada morta em hotel de Santos; veja áudio em que ela relata sobre cliente
Dupla de Páscoa da Mega-Sena oferece R$50 milhões em prêmio
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Feriado em São Paulo: 569 mil passageiros esperados e trânsito intenso nas rodovias
Neymar chora em campo após sentir lesão em seu centésimo jogo pelo Santos
Feriado conta com tempo instável em Santos