RUAS ALAGADAS

Temporal causa alagamento intenso na Baixada Santista

Defesa Civil informou que por volta das 20h, São Vicente registrou 117 milímetros

Até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros. Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros. Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

Karina Faleiros Publicado em 19/02/2025, às 08h41


A noite desta terça-feira (18) marcou a vida dos moradores da Baixada Santista. Com chuvas intensas e alagamento em inúmeras ruas, estudantes foram impossibilitados de sair das suas faculdades por conta da altura do alagamento, ausência de motorista de aplicativo por conta da alta demanda, e também pelos carros e ônibus estarem parados no trânsito em meio ao excesso de água.

De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, estavam entre as que registaram maior acumulado do estado em um período de três horas. O acumulado pluviométrico das últimas 72h é de 146,1 mm. Acumulado do mês, 289,2mm. Morros estão em estado de atenção. Até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros. Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm.

Dados do Sistema de Alerta e Visualização de Áreas de Risco do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), utilizado pela Defesa Civil de São Paulo, apontaram que três áreas de Santos (Nova Cintra, Chico de Paula e Morro São Bento) tiveram os maiores volumes de chuva do Estado no acumulado de 3 horas (entre 18h e 21h de terça). Respectivamente, estes bairros registraram 134mm, 125mm e 119mm de água.

Antes do temporal iniciar, por volta das 20h, a Defesa Civil emitiu um alerta geral através de notificação pelos celulares, sobre a chegada de fortes chuvas, raios e ventos.

Na Universidade Santa Cecília, em Santos, motos estacionadas em frente à instituição ficaram debaixo d’água por conta do alto volume de água, e alunos ficaram impossibilitados de sair com suas motos.

Por volta de 23h20, a chuva diminuiu, os alagamentos abaixaram, porém muitas ruas e locais ficaram prejudicados em Santos por conta do temporal.