USP reafirma liderança acadêmica na América Latina, destacando-se em rankings regionais e globais
Maria Clara Campanini Publicado em 03/10/2024, às 15h23
A Universidade de São Paulo (USP) reafirmou sua posição de destaque no cenário acadêmico latino-americano ao liderar o QS Latin America & The Caribbean Ranking, conforme revelado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) nesta quinta-feira, 3 de novembro. A Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) assegurou o segundo lugar, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa a terceira posição.
Na 14ª edição deste ranking, foram avaliadas 437 instituições provenientes de 23 países da região. O Brasil se destacou como o país com o maior número de universidades listadas, totalizando 96, à frente do México e da Colômbia, que possuem 63 e 61 universidades ranqueadas, respectivamente. Além da USP e da Unicamp, outras duas universidades brasileiras figuram entre as dez melhores: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na quinta posição, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em oitavo lugar.
A USP destacou-se em cinco dos oito critérios utilizados na avaliação: reputação acadêmica, produção de artigos por docente, reputação entre empregadores, rede internacional de pesquisa e impacto na internet. Informações adicionais sobre o ranking podem ser acessadas no portal do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.
No cenário global, a USP também obteve reconhecimento significativo em outros rankings divulgados pela QS ao longo do ano. No prestigiado QS World Ranking, a universidade alcançou a 92ª posição, mantendo-se entre as 100 melhores do mundo pelo segundo ano consecutivo.
Além disso, no QS by Subject divulgado em abril, a USP foi reconhecida em 44 das 55 áreas específicas analisadas. Em 16 dessas áreas, a instituição posicionou-se entre as 50 melhores globalmente. Destaques incluem Odontologia (13ª posição), Antropologia (23ª), Engenharia de Petróleo (24ª), e Agricultura e Silvicultura (32ª), entre outras.
A USP também figurou entre as 51 e 100 melhores em 28 áreas específicas; em quatro áreas, esteve entre as top 150; e em uma área específica ficou classificada entre as 200 melhores. Considerando as cinco grandes áreas gerais avaliadas, a universidade se manteve entre as top 100: Ciências Sociais e Administração (41ª), Artes e Humanidades (46ª), Ciências da Vida e Medicina (44ª), Ciências Naturais (58ª) e Engenharia e Tecnologia (57ª).
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers